continua após a publicidade

Prefeitura de Vitória da Conquista oficializa lei em homenagem a Sashira Camilly

A lei busca manter viva a memória de Sashira e reforçar o combate à violência contra mulheres no município.

Foto: PMVC.

17:26 Por Redação | Jornal Conquista

Normal

Compartilhe esta notícia

Enviar no WhatsApp

Na última terça-feira (9), foi sancionada a lei que oficializa o nome Rua Sashira Camilly Cunha Silva para a antiga Rua da Granja, localizada no bairro Universidade, entre os condomínios Duque du Lest e Terras Alphaville 2, em Vitória da Conquista. A iniciativa, proposta pelo vereador Ricardo Babão, presta homenagem à jovem de 19 anos, vítima de feminicídio em 2021.

A assinatura da lei ocorreu em uma cerimônia que reuniu o vice-prefeito Aloisio Alan, o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Luís Paulo Sousa, o vereador autor da proposta e o empresário Edivanio Alves da Silva, pai de Sashira.

Durante a reunião, a prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância da homenagem como forma de reafirmar o compromisso do município no enfrentamento à violência de gênero. “Daqui a 50 anos, as pessoas vão perguntar por que esta rua se chama Sashira, e será uma importante lembrança desse crime que aconteceu, da forma trágica que ela morreu, e que para que isso não aconteça com outras mulheres e meninas”, disse.

O vereador Ricardo Babão destacou que a homenagem reforça ações já realizadas em memória da jovem, como a Lei nº 2.600/2022, de sua autoria, que criou o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, celebrado em 7 de agosto. Para ele, manter o nome de Sashira presente no município é um passo fundamental para ampliar a visibilidade das políticas de proteção às mulheres.

O pai de Sashira, Edivanio Alves da Silva, agradeceu o gesto e falou sobre o significado da homenagem para a família. “Eu gostaria de poder homenagear a minha filha em vida. Jamais imaginei que ela daria nome a uma rua, porque sabemos que isso só acontece quando a pessoa morre. Mas o nome dela marcou a cidade, se tornou um símbolo contra o feminicídio, e eu e toda a família, amigos, ficamos honrados com essa homenagem”, disse.

Relembre o caso

O assassinato de Sashira Camilly Cunha Silva, ocorreu em setembro de 2021, em Vitória da Conquista. A jovem, de 19 anos, estudante de Engenharia Civil, foi morta de forma brutal após uma sequência de agressões praticadas pelo ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com a Polícia Civil, o crime foi premeditado e teve como motivação o ciúme e o comportamento possessivo do suspeito. Antes de ser morta, Sashira foi drogada, sofreu esfaqueamentos e foi estrangulada.

A perícia também identificou que ela havia recebido uma cabeçada no nariz, confirmada pelo exame de corpo de delito, que apontou edema traumático, equimose e sensibilidade dolorosa na região.

Após o crime, o corpo da jovem foi abandonado em um terreno baldio próximo ao município de Planalto.

Tags

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!

Entre no grupo de notícias