Prefeitura segue determinação do Governo Federal para verificar CadÚnico de famílias
Para combater a fraude em programas sociais, governo intensifica apuração de informações.
Por: Nayure Soares
Para combater a fraude em programas sociais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome reformulou o processo de apuração de informações declaradas no Cadastro Único (CadÚnico). Uma das estratégias é a averiguação cadastral unipessoal, que examina possíveis incoerências na composição familiar de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.
Em Vitória da Conquista, das 98.762 famílias cadastradas no CadÚnico, 19.242 foram incluídas pelo Governo Federal, na etapa de averiguação. “São famílias que declararam ser compostas por apenas uma pessoa. Esse processo de verificação é importante, porque visa identificar beneficiários que informaram morar sozinhos, mas que moram com suas famílias, gerando potenciais pagamentos duplicados”, explica o coordenador de Renda e Cidadania e Gestão do Bolsa Família, Alberto Bittencourt.
Segundo Alberto, o Governo Federal está avisando os beneficiários do Bolsa Família sobre essa incoerência pelo extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica, poderão ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.