Delegado e Bolsonarista ameçam se aliar a PT e PCdoB na Câmara de Conquista
Marcus Vinicius (PODEMOS) e Augusto Cândido (PSDB) podem migrar para bancada de oposição na Câmara
Os burburinhos da política conquistense continuam pegando fogo na Câmara de Vereadores, mesmo com o recesso parlamentar. A novidade vem das disputas internas pela presidência nas comissões permanentes na Casa.
Considerada como a menina dos olhos dos vereadores, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) contou com uma grande disputa nestes últimos dias. O presidente da CCJRF no biênio passado, Del. Marcus Vinícius (PODEMOS), e agora ex-presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB) vem disputando a liderança da Comissão para este restante de legislatura, com o vereador do PODEMOS ameaçando deixar a bancada de situação caso não se mantivesse no cargo.
Na reunião dos vereadores na manhã desta terça-feira (17), ficou definido que a presidência da Comissão será mantida nas mãos do Delegado. Edvaldo Júnior (PTB) e Valdemir Dias (PT) completam a composição.
Assim, como Marcus Vinícius, o vereador bolsonarista Dr. Augusto Cândido (PSDB) também ameaçou se aliar ao bloco formado por parlamentares do PT e PCdoB na bancada de oposição.
Segundo fontes nos bastidores, a intenção dos dois aparenta ser um blefe para que o passe de ambos seja valorizado, visto que tal alinhamento dos dois com a esquerda conquistense faria com que a prefeita Sheila Lemos (UB) passasse a ter minoria na Câmara.
Atualmente, a gestora conta com 12 vereadores na situação: Adinilson Pereira (MDB), Bibia (MDB), Dinho dos Campinhos (PP), Edivaldo Júnior (PTB), Hermínio Oliveira (PODEMOS), Ivan Cordeiro (PTB), Luís Carlos Dudé (MDB), Nelson de Vivi (UB), Nildo Freitas (PSC), Subtenente Muniz (AVANTE), além de Augusto Cândido e Del. Marcus Vinícius, que caso realmente deixem o bloco, se uniriam aos outros 9: Alexandre Xandó (PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Chico Estrella (AGIR), Fernando Jacaré (PT), Lúcia Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB), Valdemir Dias (PT) e Viviane Sampaio (PT).
Questionamentos que ficam neste momento: Marcus Vinícius irá contra seu próprio sogro, o presidente da Câmara e aliado da Prefeita, Hermínio Oliveira (PODEMOS)? Dr. Augusto, opositor ferrenho a Lula e Jerônimo, e cuja base de eleitores é majoritariamente bolsonarista, vai se aliar ao PT e PCdoB de Conquista? Aguardemos cenas dos próximos capítulos.