Embasa alerta para novo golpe aplicado por chamada no WhatsApp
Criminosos se passam por atendentes da empresa para induzir vítimas a compartilhar a tela do celular e acessar informações bancárias.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um alerta sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo o nome da companhia. Criminosos estão usando chamadas de vídeo via WhatsApp para se passarem por atendentes da Embasa e enganar clientes, alegando resolver supostos problemas em contas de água e esgoto.
Durante a ligação, os golpistas pedem que a vítima compartilhe a tela do celular, o que permite o acesso a aplicativos bancários e a captura de dados sensíveis em tempo real, como senhas e códigos de acesso.
Segundo João Ricardo Souza, gerente de relacionamento com os usuários da Embasa, esse tipo de golpe se aproveita da confiança que as pessoas têm em empresas conhecidas para enganar. “A Embasa não realiza atendimentos por chamada de vídeo e nunca solicita compartilhamento de tela ou senhas”, reforçou o gerente.
Os canais oficiais da Embasa para atendimento são:
- Teleatendimento: 0800 0555 195
- Atendimento Virtual: atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou aplicativo da Embasa
- WhatsApp oficial: (71) 99717-0999
Além da fraude por chamada de vídeo, a empresa também alerta para outro golpe: a emissão de falsas segundas vias de contas com códigos de barras e QR Codes adulterados. Essas versões fraudulentas redirecionam o pagamento para contas dos criminosos.
Na hora de pagar a conta, os consumidores devem verificar:
- Se for por Pix, o CNPJ da Embasa é 13.504.675/0001-10 e o banco deve ser o Citibank S.A.
- Se for por código de barras, os números iniciais devem ser 82
A orientação é clara: nunca compartilhe a tela do seu celular com desconhecidos e denuncie tentativas de golpe às autoridades.