Audiência pública em Vitória da Conquista propõe soluções para o trânsito nas principais vias de acesso da cidade
Audiência pública quer discutir soluções para o trânsito em áreas críticas de Vitória da Conquista. Proposta inclui construção de viadutos, passarelas e duplicação da BR-116.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará no dia 28 de abril, às 19h, uma audiência pública para discutir melhorias no trânsito das principais vias de acesso da cidade.
A iniciativa, proposta pelo vereador Ivan Cordeiro (PL), presidente da Casa, tem como objetivo a construção de viadutos e passarelas, além da duplicação de trechos da BR-116, especialmente em áreas populosas, como a Urbis VI, Campinhos e Recanto das Águas.
Segundo o parlamentar, o encontro visa mobilizar a sociedade, representantes do poder público e entidades técnicas, como o CREA, em busca de ações concretas perante a sobrecarga no trânsito urbano. “A audiência pública é para chamar a atenção de todos os governos, municipal, federal e estadual, uma vez que Estado e União já deram provas de que não vão construir esses viadutos”, afirmou Ivan Cordeiro.
Um dos pontos considerados críticos é o cruzamento na saída da Urbis VI, sentido Itambé. A estimativa é que a construção de um viaduto na região custe entre R$ 30 a 40 milhões. O presidente da Casa sugeriu que o município assuma a responsabilidade e defendeu a inclusão da obra no próximo Finisa.
O vereador Fernando Jacaré (PT), morador da Urbis VI e apoiador da audiência, reforçou a importância do debate. “Parabéns ao presidente, principalmente por abrir o tema para todos os vereadores, exatamente por entender que é um assunto suprapartidário e urgente. Nós vivemos um caos hoje na entrada da cidade, a verdade é essa, a população não aguenta mais”, destacou. Ele também afirmou que as propostas estão sendo levadas à Câmara e convocou os moradores a participarem da audiência.
A expectativa é que a audiência mobilize a comunidade, especialistas em mobilidade urbana e lideranças regionais.