Bahia tem segundo maior número de jovens e adultos na escola do país, com quase 130 mil alunos matriculados em 2024
Políticas de permanência e busca ativa elevam matrículas em 8%; estado fica atrás apenas de São Paulo e à frente de Minas Gerais.
De acordo com dados do Censo Escolar, a rede estadual de ensino da Bahia é a segunda maior do país em número de jovens, adultos e idosos frequentando a sala de aula, totalizando 129.741 baianos matriculados nessa modalidade em 2024, estando à frente de Minas Gerais com 62.735 alunos e atrás, apenas, de São Paulo com 132.538 alunos matriculados.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destaca que o aumento de cerca de 8% na oferta educacional é fruto de uma série de iniciativas, como a busca ativa por estudantes, o acompanhamento pedagógico, a capacitação de professores e programas de permanência. “Não se trata apenas de disponibilizar vagas, mas de garantir condições para que aqueles que não puderam estudar na idade adequada, devido a diversas questões sociais, retomem e continuem seus estudos., afirmou a secretária.
Presente em todos os 27 territórios de identidade da Bahia, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida pela Secretaria de Educação (SEC) em escolas estaduais, unidades prisionais e comunidades socioeducativas, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
“Realizamos uma convocação e estamos investindo em políticas de permanência, com alimentação escolar nutritiva, contratação de professores qualificados, melhoria da infraestrutura, programas de auxílio financeiro como o Bolsa Presença, alinhado ao programa federal Pé-de-Meia e oferta de cursos técnicos profissionais”, explicou Rowenna.
Diferente do ensino regular, a EJA permite a conclusão do Ensino Médio em dois anos, exigindo idade mínima de 18 anos. Já para o Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos. A avaliação é feita por meio de acompanhamento de percurso, utilizando conceitos em vez de notas, com uma abordagem baseada no tempo humano e um currículo organizado em eixos temáticos e temas geradores.