continua após a publicidade

Vitória da Conquista lança serviço de telemedicina pelo SUS para ampliar acesso a consultas especializadas

O serviço utiliza tecnologias de comunicação para permitir atendimentos médicos a distância.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 15/04/2025 - às 16:53

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta terça-feira (15) o serviço de telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Telemed Conquista foi apresentado durante a entrega da revitalização da Unidade Básica de Saúde São Vicente (Cae II) e tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas com especialistas, especialmente moradores da zona rural e áreas mais distantes.

O serviço utiliza tecnologias de comunicação para permitir atendimentos médicos a distância. Regulamentada pela Lei Federal nº 14.510/2022 e pela Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina, a telemedicina já é usada no SUS há mais de 15 anos e agora passa a integrar a rede municipal como estratégia para agilizar diagnósticos e qualificar o atendimento especializado.

Nesta fase inicial, até mil usuários serão selecionados pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), com base em critérios clínicos. As consultas serão realizadas de forma online, por meio de link enviado aos pacientes. Quem não tiver acesso à internet ou equipamentos poderá usar a estrutura do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Especializado), com suporte profissional.

Durante o lançamento, a prefeita Sheila Lemos ressaltou que o serviço contribuirá para diminuir o tempo de espera por consultas com especialistas, além de atender uma demanda em áreas com escassez de profissionais. “Estamos começando com mil pessoas e a oferta de 20 especialidades, mas a depender da adesão ao serviço, podemos ampliar o número de vagas e especialidades contratadas”, afirmou.

Ela também destacou o suporte oferecido no Cemae para aqueles que não têm acesso à tecnologia. “Contamos com uma sala equipada e técnicos para auxiliar os pacientes durante a consulta, garantindo que todos possam ser atendidos com dignidade”, completou.

As especialidades disponíveis incluem: clínico geral, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, imunologia, infectologia, médico da família, neurologia, nutrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, traumatologia e urologia.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, também destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para o município. Com o uso dessa tecnologia, conseguimos levar o profissional até a casa do paciente. É uma inovação que garante maior resolutividade, agilidade no diagnóstico e mais acesso aos serviços de saúde, especialmente para a população da zona rural”, afirmou.

O projeto será avaliado ao longo de 12 meses e poderá ser expandido gradualmente. A gestão municipal destaca a iniciativa como um avanço na política pública de saúde, com foco na redução de filas, ampliação da cobertura assistencial e superação de barreiras geográficas.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!