Vitória da Conquista reforça ações no Dia Mundial da Conscientização do Autismo; mais de mil pessoas com TEA recebem apoio no município
Durante o mês de abril, ações serão desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial incluindo abordagens em grupos terapêuticos e oficinas temáticas.
Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU para incentivar reflexões e ações voltadas à inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A campanha deste ano, sob o tema “Celebrando a Neurodiversidade”, propõe um olhar mais amplo sobre a aceitação e a construção de ambientes que favoreçam o desenvolvimento e a autonomia de crianças, jovens e adultos autistas.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça seu compromisso com essa causa por meio da Rede de Apoio Psicossocial, que oferece acompanhamento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps I e Caps II).
Atualmente, o Caps I atende 3.093 usuários ativos, dos quais 1.279 possuem diagnóstico de TEA. Já o Caps II, voltado ao público adulto, possui 3.100 usuários ativos, sendo 10% diagnosticados dentro do espectro.
Além do atendimento especializado, o município também emite a Carteirinha do Cadastro de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que garante acesso prioritário a serviços públicos e direitos assegurados por lei. Atualmente, 1.036 cadastros já foram realizados, com expectativa de crescimento por meio das ações de conscientização ao longo do ano.
Durante o mês de abril, ações serão desenvolvidas nos serviços da rede, incluindo abordagens em grupos terapêuticos e oficinas temáticas sobre o TEA.