Governo da Bahia anuncia mudanças no comando das forças de segurança
Confira o que muda na Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica da Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na segunda-feira (24), alterações no comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica da Bahia. As mudanças, divulgadas durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, fazem parte de um novo ciclo de gestão na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e serão oficializadas no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (25).
👉 Mudanças na Polícia Militar da Bahia
Na Polícia Militar, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assume o comando-geral da corporação, sucedendo o coronel Paulo Coutinho. Com uma trajetória que começou como soldado, Magalhães já atuou na Secretaria de Segurança Pública, com experiência na área de inteligência e ações táticas. O novo subcomandante-geral será o coronel Antônio do Nascimento Lopes, que tem atuação em setores administrativos e operacionais.
👉 Mudanças na Polícia Civil da Bahia
Na Polícia Civil, o delegado André Augusto de Mendonça Viana foi nomeado delegado-geral no lugar de Heloísa Brito. Com mais de 20 anos de carreira, Viana tem experiência em operações especiais e investigações estratégicas, além de ter chefiado a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE). A delegada Márcia Pereira dos Santos será a delegada-geral adjunta. Ex-diretora do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Márcia tem atuação no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.
👉 Mudanças na Corpo de Bombeiros da Bahia
O Corpo de Bombeiros passa a ser comandado pelo coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, que substitui o coronel Adson Marchesini. Fernandes já atuou na capital e na Região Metropolitana de Salvador e tem experiência em gestão logística e formação de bombeiros.
👉 Mudanças no Departamento de Polícia Técnica da Bahia
No Departamento de Polícia Técnica, o novo diretor-geral será o perito criminal Osvaldo Silva, no lugar de Ana Cecília Bandeira. Mestre em administração pública, Silva tem experiência em planejamento de segurança para grandes eventos e na gestão da inteligência forense.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que as mudanças visam fortalecer o enfrentamento da criminalidade e aprimorar a gestão da segurança no estado.