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Páscoa: Procon orienta sobre cuidados ao comprar chocolates e pescados

Consumidores devem ficar atentos para não cair em golpes nem comprar produtos sem condições de consumo.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 04/04/2023 - às 09:47

Nesta época do ano que antecede à Páscoa, o consumo de chocolate e de pescados aumenta consideravelmente, e é preciso ficar atento para a importância de alguns cuidados básicos na hora de adquirir esses produtos.

Para auxiliar os consumidores na aquisição desses produtos, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/VC) dá algumas orientações aos consumidores:

• Realizar a pesquisa de preço, de qualidade e de opções antes de efetuar a compra de qualquer produto;

• Exigir a entrega da nota fiscal;

• Verificar o preço do produto, antes de realizar a compra, pois as etiquetas podem ser afixadas diretamente nos produtos, vitrines ou prateleiras. Caso ocorra divergência entre o preço constatado no local de exposição do produto e aquele informado no caixa, prevalecerá o menor;

• Verificar o rótulo do produto antes de realizar a compra. No caso de gêneros alimentícios como os ovos de chocolate, o fornecedor é obrigado a informar a data de validade, nome e endereço do fabricante, além de informação nutricional;

• Ao realizar a compra de pescados, o consumidor deve ficar atento ao tipo de conservação do produto e às condições de higiene do local. Os produtos devem ser armazenados em local limpo, protegido de poeira e insetos e com condições adequadas de refrigeração. Também devem ser observadas possíveis presenças de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. Estes são indícios de que o produto não está apropriado para o consumo;

• Ter cuidado na aquisição de produtos congelados e observar a presença de muito gelo por fora da embalagem ou água no interior da embalagem, pois indicam que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente, o que pode comprometer a qualidade do produto, causando sua deterioração.

Caso o consumidor tenha outras dúvidas sobre as condições da compra ou se sinta lesado após aquisição de um produto ou serviço, deve acionar o Procon, que fica localizado na praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro ou ligar para o telefone (77) 3429-7858.

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