Exposição Conquista 2025 é adiada; veja o que PMVC e Coopmac falaram
A 54ª edição da Exposição de Vitória da Conquista aconteceria em abril deste ano.
Após a retomada do evento no ano passado, a Exposição Conquista de 2025 foi oficialmente adiada. O evento estava previsto para acontecer em abril no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. O anúncio do adiamento foi feito pela Coopmac no início da tarde desta terça-feira (25).
👉 O que motivou o adiamento da Exposição de Vitória da Conquista em 2025?
Em nota publicada nas redes sociais, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), que realiza o evento, lamentou o adiamento da 54ª Exposição Conquista e informou que a decisão foi motivada “em função dos desafios inesperados, gerados pela falta de aporte financeiro necessário, por parte das iniciativas públicas e privada”.
A aproximação da data de realização da Exposição Conquista, prevista para abril de 2025 em meio às incertezas foi considerado como um “agravante” e que a situação passou “a representar um risco real de prejuízo”, que estaria fora de controle da cooperativa, inviabilizando assim a realização do evento “de forma que atenda às expectativas de todos”.
Ainda, a Coopmac afirmou que compartilha “da mesma frustração sentida por cada um envolvido, afinal, são décadas de dedicação trabalhando para que cada nova edição supere a anterior”.
👉 O que disse a Prefeitura de Vitória da Conquista sobre o adiamento da Exposição?
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) também se manifestou sobre o adiamento, após a publicação da nota da Coopmac.
Em comunicado enviado à imprensa, a PMVC informou que “mantém diálogo constante com a diretoria da Coopmac para viabilizar a realização da 54ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista” e que secretarias foram mobilizadas para atender às solicitações da cooperativa “chegando ao limite daquilo que a administração municipal pode fornecer”.
A Prefeitura também informou que as negociações ocorrem da mesma forma que no ano anterior e que “a única condição imposta pelo Governo Municipal foi a gratuidade do evento à população”.
👉 Confira, na íntegra, a nota publicada pela Coopmac:
Prezados,
Vimos pelo presente, informar o adiamento da realização 54ª Exposição Conquista, idealizada e realizada pela COOPMAC e que inicialmente aconteceria no mês de abril do corrente ano.
A decisão foi tomada pela Diretoria da COOPMAC em função dos desafios inesperados, gerados pela falta de aporte financeiro necessário, por parte das iniciativas pública e privada e com agravante da aproximação da data, passando a representar um risco real de prejuízo, fora do nosso controle, inviabilizando a realização da 54ª Exposição Conquista de forma que atenda às expectativas de todos.
Gostaríamos de demonstrar toda nossa solidariedade à toda sociedade, aos apoiadores e parceiros, aos patrocinadores, aos criadores, aos expositores e a toda equipe da COOPMAC, uma vez que entendemos que esse evento gera, além de muita expectativa, muitos empregos e negócios. Tenham certeza que compartilhamos da mesma frustração sentida por cada um envolvido, afinal, são décadas de dedicação trabalhando para que cada nova edição supere a anterior.
Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que essa decisão possa causar e estamos a trabalhar ativamente para definir e realizar a 54ª edição da Exposição Conquista.
Agradecemos pela compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com todos os envolvidos.
Atenciosamente,
Diretoria COOPMAC
👉 Confira, na íntegra, a nota emitida pela Prefeitura de Vitória da Conquista:
“Nota à Imprensa
A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que mantém diálogo constante com a diretoria da Coopmac para viabilizar a realização da 54ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. Desde o ano passado, o Governo Municipal tem envidado esforços no sentido de atender às solicitações da Coopmac e contribuir para que este importante evento retorne definitivamente ao calendário da Joia do Sertão Baiano.
A prefeita Sheila Lemos mobilizou diversas secretarias para atender às solicitações da cooperativa chegando ao limite daquilo que a administração municipal pode fornecer para um evento desta importância para a economia regional. As negociações transcorrem da mesma forma que no ano anterior, com a gestão exigindo apenas os portões abertos.
“Nós somos entusiastas da exposição agropecuária e estamos dispostos a continuar conversando para encontrar o ponto de viabilidade, contudo é preciso ter responsabilidade e convocar outros entes para que também olhem com atenção e de forma prática e objetiva para Vitória da Conquista”, afirmou a prefeita.
Em 2024, a Prefeitura foi responsável por diversas intervenções no Parque de Exposições, a exemplo da coleta de resíduos no interior do parque, roçagem e capina da vegetação interna e externa, pintura dos currais, caiação das ruas internas e adjacentes – e iluminação do parque – substituição de 127 lâmpadas vapor de sódio por luminárias LED 100w, implantação de postes de iluminação, além de 3.200 metros quadrados de pavimentação asfáltica da Rua Leôncio Santos, via de acesso ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, localizada entre a Rua Tertuliano Sales e a Vila Emurc.
Além dos serviços, também houve aporte de recursos, o que foi determinante para a retomada da festa agropecuária após cinco anos. E a única condição imposta pelo Governo Municipal foi a gratuidade do evento à população.
Secom, 25 de fevereiro de 2025.“
ERRATA – 26/02/2025 – 10:38
Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a Exposição Conquista não foi cancelada, mas sim adiada, como confirmado pela nota da Coopmac. Pelo erro, pedimos desculpas.
O texto original foi corrigido na data de publicação desta errata.