Moradores denunciam esgoto a céu aberto próximo a escola na Lagoa das Flores
Denúncia revela necessidade de tratamento adequado de esgoto na região, em Vitória da Conquista.
Em denúncia enviada para o WhatsApp da Redação do Jornal Conquista, moradores do bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, revelaram a falta de infraestrutura adequada para saneamento básico na região. Em vídeo, um dos moradores flagra esgoto a céu aberto próximo a uma escola, trazendo risco para a saúde dos estudantes que passam diariamente pelo local.
O principal ponto mencionado é a Rua Coronel Maneca Santos, uma das mais movimentadas vias da Lagoa das Flores. No local, é possível perceber o esgoto se acumulando na rua mencionada e também para outras que se conectam a ela.
“Mostrar pra vocês aqui. Esgoto a céu aberto, na Lagoa das Flores, tá vendo? E aí chove, essa água desce toda. É criança pisando dentro desse esgoto. É criança indo pra escola pisando no esgoto”, afirma um morador em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A denúncia destaca, ainda, que em dias de chuva o problema se intensifica, levando o esgoto para todo o prolongamento da Rua Coronel Maneca Santos, saindo da parte pavimentada da via até o trecho sem asfalto, passando pela Av. Perimetral da Lagoa das Flores e indo em direção ao povoado da Choça, pela Rua do Bambuzal, atingindo também o solo de sítios e fazendas na região.
Com isso, o raio de consequências em problemas de saúde pública se expande, levando a problemas como a contaminação pela água, o mau cheiro, além da proliferação de mosquitos transmissores de arboviroses (dengue, zica e chikungunya).
Os moradores também afirmam estar “indignados com o descaso das autoridades com o problema do esgoto a céu aberto no bairro”, e destacam que embora paguem IPTU, não tem uma infraestrutura de saneamento básico adequada disponível, se referindo à necessidade de intervenção na região pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pela Embasa.
De acordo com os relatos, muitas residências da Lagoa das Flores dependem que a Embasa leve a rede de esgoto para o bairro, uma vez que algumas das ruas do bairro estão em locais em que o solo possui características não permitem a instalação de fossas para o tratamento dos resíduos, seja pela existência de piçarra, cascalho ou até pedras que impedem a escavação.
Desta forma, todo o esgoto produzido pelas residências sem fossas é dispensado no solo e nas ruas, sem tratamento e gerando riscos à saúde de todos que moram e passam pelo bairro. E quando chove, o problema só se torna pior.
Confira o vídeo abaixo, registrado na Rua Coronel Maneca Santos, na Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista: