Lei de incentivo à doação de sangue e de medula óssea é sancionada em Vitória da Conquista
O objetivo da iniciativa é não só ampliar a quantidade de doadores, mas também criar uma rede de valorização e incentivo contínuo.
![](https://cdnjc.s3.us-east-2.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/01/28104643/Design-sem-nome-30.png)
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista sancionou a lei nº 2.969, que visa promover ações de conscientização sobre a importância das doações de sangue e medula óssea.
A legislação, aprovada em 13 de janeiro de 2025, traz como uma de suas principais iniciativas o incentivo à participação da população em campanhas educativas, promovendo parcerias com hemocentros e instituições de saúde locais.
O destaque da nova lei é a criação do Dia D Municipal de Doação de Sangue e Medula Óssea, que será celebrado todo ano no dia 14 de junho. A data, que coincide com o Dia Mundial de Doação de Sangue, irá contar com ações para mobilizar a população e aumentar o número de doadores cadastrados, com ênfase na importância dessas práticas para salvar vidas.
A medida também propõe um programa de reconhecimento aos doadores, que inclui homenagens e certificados para aqueles que se dedicam a essa causa. Com isso, o objetivo é não só ampliar a quantidade de doadores, mas também criar uma rede de valorização e incentivo contínuo a quem participa dessa causa de vida.
Por outro lado, o Brasil tem se destacado no cenário internacional quando o assunto é doação de medula óssea.
O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), criado há 29 anos, atualmente conta com mais de 5 milhões de cadastros, tornando o Brasil o terceiro maior banco de doadores do mundo.
A busca por doadores, que pode ser feita tanto a nível nacional quanto internacional, tem possibilitado a disponibilidade de 70% de compatibilidade para pacientes brasileiros, com uma rede global que inclui mais de 41 milhões de doadores.