Bahia lidera aprovações no Nordeste pelo Sisu e ocupa 3ª posição nacional, com quase 22 mil aprovações
O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades e institutos federais e estaduais.
A Bahia obteve o terceiro melhor desempenho no Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 21.963 aprovações, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O estado também foi o líder da Região Nordeste, destacando-se no número de estudantes da rede pública aprovados em cursos concorridos de universidades federais e estaduais de todo o país.
O Sisu, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se consolidou como principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, permitindo que muitos estudantes da rede estadual ingressassem em cursos gratuitos como Medicina, Direito e Engenharia.
Os resultados refletem o sucesso de programas como o “Tô com Você no Enem”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que tem apoiado os estudantes com aulões, simulados, transporte para os locais de prova e incentivo à solicitação da isenção da taxa de inscrição.
Além das aprovações pelo Sisu, diversos estudantes conquistaram vagas também por meio de vestibulares, com destaque para cursos como Medicina e Odontologia nas universidades estaduais.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em universidades e institutos federais e estaduais. Os selecionados na chamada regular devem realizar a matrícula nas instituições entre 27 e 31 de janeiro.