Vitória da Conquista ganha acelerador linear para tratamento de câncer pelo SUS
A entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia.
Nesta segunda-feira (16), o governo da Bahia entregou um acelerador linear no Hospital Geral de Vitória da Conquista, para tratamentos contra o câncer.
O novo equipamento permitirá a inauguração do primeiro serviço de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade pública do sudoeste baiano.
A entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia. O equipamento tem alta precisão permite tratar tumores pequenos, possibilitando a obtenção de imagens em tempo real da área a ser irradiada, preservando órgãos adjacentes.
“Essa precisão permite tratar tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e, quando a cura não é possível, a radioterapia oferece alívio significativo aos pacientes, diminuindo dores e outros sintomas”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Esse avanço em Vitória da Conquista soma-se a outras melhorias recentes na saúde pública da região. Em julho deste ano, o Hospital Geral recebeu um Hemocentro Regional, 20 novos leitos de UTI e o Serviço de Verificação de Óbitos.