continua após a publicidade

Conquista: Prefeitura promove mês de reflexão e valorização da igualdade racial na sociedade

Pela primeira vez, comemora-se o Dia Municipal do Quilombola e de Valorização às Comunidades Quilombolas (20/11), data que também se torna feriado nacional pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 13/11/2024 - às 18:54

Vitória da Conquista celebra este ano, pela primeira vez, o Dia Municipal do Quilombola e de Valorização às Comunidades Quilombolas, na próxima quarta-feira (20), data que também se torna feriado nacional pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra. 

A lei foi sancionada pela prefeita Sheila Lemos no início deste mês. A celebração faz parte de uma campanha promovida pela Coordenação de Igualdade Racial, que destaca o tema “União e Resistência: A importância das Políticas de Igualdade Racial no Serviço Público”.

No domingo, 19 de novembro, a programação contará com uma solenidade no Centro Integrado de Direitos Humanos, no Bairro Recreio, das 8h30 às 12h, reunindo autoridades públicas e movimentos sociais. 

Ricardo Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, que é babalorixá, psicólogo, especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade (UFBA) e comunicador, vai conduzir uma palestra sobre o tema. 

À tarde, a partir das 14h, a Praça Nove de Novembro será palco de apresentações culturais, incluindo capoeira e maculelê, e participações de representantes dos movimentos sociais.

Segundo Ricardo Alves, é um momento crucial para refletir sobre a igualdade racial e a importância de políticas públicas que promovam justiça social e acesso igualitário. “Pensar políticas públicas que promovam igualdade e equidade é um compromisso urgente, uma construção de muitas mãos, de um projeto Político Humanitário e Social, que permitam à negritude acessar lugares que lhes foram negados, produto de racismo estrutural. Ainda somos uma coordenação, mas a gente tem autonomia para poder traçar as estratégias para melhorar a vida da população negra no município” afirmou o coordenador.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!