continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Jerônimo Rodrigues entrega maquinários e reforça ações sociais durante agenda em Vitória da Conquista

Agenda contou com inaugurações na área da saúde, investimentos em agricultura familiar e ações voltadas ao Novembro Negro.

Publicado em 01/12/2025 - às 15:27
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/@jeronimorodriguesba.

Na última sexta-feira (28), Vitória da Conquista recebeu uma série de ações do Governo da Bahia voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e para a ampliação dos serviços públicos no município.

Durante agenda oficial, foram entregues maquinários agrícolas destinados a associações da região, com um investimento de R$ 6 milhões, realizado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O pacote, resultante de emendas parlamentares, inclui tratores com implementos, máquinas forrageiras, kits de irrigação, roçadeiras, barracas, tanques de resfriamento de leite e veículos tipo pick-up. Ao todo, mais de seis mil itens foram distribuídos para entidades de diversos municípios da região.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o objetivo é garantir melhores condições de produção para as famílias rurais. Já os representantes das associações beneficiadas comemoraram o reforço para o trabalho diário no campo, ressaltando a importância dos equipamentos para ampliar a produtividade.

Além da entrega dos maquinários, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e autorizou a licitação para reforma e ampliação da unidade hospitalar. Na ocasião, também foi autorizada a elaboração do projeto de reforma e ampliação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Vitória da Conquista.

Durante a passagem pela cidade, o governador também visitou a Feira Saúde Mais Perto, instalada nesta semana durante a 2ª Marcha Quilombola, realizada pelo Instituto Quilombola do Território Sudoeste, como parte dos compromissos relacionados ao Novembro Negro.

“Novembro negro é sempre um mês dedicado à reflexão daquilo que a gente entende que a sociedade brasileira deve ao povo preto desse país. É preciso fazer um processo de reparação e avançar naquilo que a gente entende como direito. Que isso possa, ao longo do tempo, significar também mais igualdade para os nossos povos indígenas e quilombolas”, disse Jerônimo Rodrigues.

O evento contabilizou mais de três mil atendimentos em exames de sangue, ultrassonografia, eletrocardiograma e atendimentos odontológicos, com foco em comunidades negras, quilombolas e indígenas.

O servente hospitalar Marcos André Ferreira, morador do Quilombo Lagoa de Vitorino, destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso a exames. “Ajuda a desafogar a cidade, no sentido da saúde pública, e ajuda quem tem dificuldade de chegar na cidade para fazer alguns exames e, através desse dessa iniciativa, consegue fazer”, afirmou.

Segundo Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, desde 2023, a ação já atendeu cerca de 150 municípios. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacou que a iniciativa representa um reconhecimento à trajetória de luta das organizações negras e de direitos humanos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Conquista: Prefeitura promove mês de reflexão e valorização da igualdade racial na sociedade

Pela primeira vez, comemora-se o Dia Municipal do Quilombola e de Valorização às Comunidades Quilombolas (20/11), data que também se torna feriado nacional pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra.

Publicado em 13/11/2024 - às 18:54
Por Redação | Jornal Conquista

Vitória da Conquista celebra este ano, pela primeira vez, o Dia Municipal do Quilombola e de Valorização às Comunidades Quilombolas, na próxima quarta-feira (20), data que também se torna feriado nacional pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra. 

A lei foi sancionada pela prefeita Sheila Lemos no início deste mês. A celebração faz parte de uma campanha promovida pela Coordenação de Igualdade Racial, que destaca o tema “União e Resistência: A importância das Políticas de Igualdade Racial no Serviço Público”.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista