Bahia tem 100% de concluintes do Ensino Médio inscritos no Enem
A informação foi divulgada pelo ministro da educação que destacou que em 2023, apenas 52,8% participaram do exame.
A Bahia registrou 100% de seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, realizado no domingo (3), de acordo com dados divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
O ministro, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao centro de monitoramento montado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), constatou a alta adesão do estado ao exame.
“A Bahia teve ano passado apenas 52,8% dos alunos do terceiro ano inscritos no Enem. Este ano foi 100%. Quase todo o Nordeste teve 100%”, disse Camilo Santana, que atribuiu a adesão quase unânime aos programas de incentivo do Ministério da Educação, como o Pé-de-Meia.
Em sua fala, Santana afirmou que, em geral, quase toda a região nordeste atingiu 100% de participação no Enem. Apenas o Estado do Maranhão não atingiu os 100% de inscritos.
Essa alta adesão ao Enem, principalmente na Bahia, é um indicativo da importância do exame para o acesso à educação superior no país, e o impacto do “Pé-de-meia” na participação dos alunos no exame.