Bombeiros removem anel preso em dedo de paciente no Hospital Geral de Vitória da Conquista
O caso aconteceu no último domingo (03).
Na manhã de domingo (03), uma equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi acionada para um procedimento delicado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
Os bombeiros realizaram a retirada de um anel preso ao dedo de um paciente, utilizando equipamentos especializados, como cortador de anel e uma micro retífica.
O procedimento foi concluído, e a vítima permaneceu sob os cuidados da equipe médica do hospital.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que retire os anéis antes de realizar tarefas domésticas ou trabalhos que envolvam riscos, incluindo atividades esportivas.
Caso um anel fique preso, recomenda-se elevar a mão inchada por alguns minutos para melhorar a circulação, usar sabão ou óleo em torno do anel e girá-lo suavemente para facilitar a retirada, ou submergir a mão em água gelada para reduzir o inchaço.
Em situações mais graves, se não for possível remover o anel ou houver risco à saúde, é fundamental buscar ajuda do Corpo de Bombeiros (ligue 193) ou de uma unidade de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário serrar o anel para proteger o dedo e evitar complicações.