Covid-19: uso de máscara deixa de ser obrigatório nos estabelecimentos de saúde de Conquista
A medida vale para os serviços de saúde públicos e privados.
O uso de máscara deixou de ser obrigatório nos estabelecimentos de saúde de Vitória da Conquista, conforme o decreto municipal nº 22.527, publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (20). O uso da máscara fica facultativo ou sob critério das direções dos serviços ou das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Realizada de forma gradual, a flexibilização vem sendo feita desde o ano passado, e está embasada na queda constante do ritmo de transmissão da Covid-19 no município, que está com uma taxa inferior a 1% por sete semanas consecutivas, algo que não havia ocorrido desde o início da pandemia. Além disso, foi considerada também a redução das internações, casos novos confirmados e óbitos em decorrência da doença.
Mesmo com o fim da obrigatoriedade, o Ministério da Saúde ainda recomenda a utilização da máscara, especialmente para os idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e imunossuprimidos, em ambientes que possam apresentar um maior risco de contaminação.