continua após a publicidade

Entenda por que Sheila Lemos ainda não está oficialmente eleita em Vitória da Conquista​

Até o momento, 58,83% dos votos conferidos à candidata do União Brasil aparecem “anulados sub judice”.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/10/2024 - às 16:41

A atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil) recebeu a maioria dos votos para a prefeitura da cidade, nas eleições municipais deste domingo (06). Com 58,83% dos votos válidos, Sheila aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para confirmar a validade da sua candidatura e ser oficialmente eleita.

Em setembro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu por 3 votos a 4 sobre a inelegibilidade de Sheila Lemos. Por conta dessa decisão, os votos de Sheila aparecem como “anulados sub judice” até o momento.

Entretanto, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso da decisão regional no TSE, que ainda aguarda julgamento.

Em entrevista à rádio Band Conquista, Sheila Lemos disse que o resultado registrado nas urnas já era esperado, uma vez que as pesquisas eleitorais realizadas na cidade apontavam para uma vitória em 1º turno.

Questionada sobre qual a expectativa em relação à decisão do TSE, Lemos afirmou ter certeza da vitória e que confia na justiça brasileira.

Ganhamos hoje nas urnas, vamos ganhar também na justiça, confio na justiça brasileira, todos os precedentes já analisados pelo TSE, as jurisprudências, estão a meu favor, então tenho certeza que vamos reverter a votação do TRE no TSE”.

A disputa eleitoral em Conquista foi muito acirrada e teve a participação de outros três candidatos, mas nenhum conseguiu chegar a pelo menos 45% dos votos, o que poderia render um 2º turno da cidade. Veja como foi o resultado de cada um:

  • Waldenor Pereira (PT), com 26,74% dos votos.
  • Lúcia Rocha (MDB), com 11,14% dos votos.
  • Marcos Adriano (Avante), com 3,29% dos votos.

Sheila Lemos é a atual prefeita de Conquista. Ela concorreu como vice-prefeita em 2020 e assumiu a prefeitura em 2021, após a morte do prefeito Herzem Gusmão, eleito no ano anterior.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!