Confira como foi o debate entre os candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista
Argumentos e críticas apresentados pelos candidatos deixaram o clima tenso no estúdio.
O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista, antes do primeiro turno das eleições aconteceu na noite desta quarta-feira (18) no estúdios da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na cidade.
O evento reuniu os quatro candidatos, Sheila Lemos (União Brasil), Lúcia Rocha (MDB), Waldenor Pereira (PT) e Marcos Adriano (Avante). O debate foi dividido em quatro blocos e teve a mediação da jornalista Georgina Maynart, da TV Bahia.
Os candidatos discutiram sobre saúde e investimentos nesta área. Eles também falaram sobre a condição do transporte público, a relação com o governo federal, a gestão do IPTU, as obras de infraestrutura e sobre o cuidado com a zona rural.
A possível inelegibilidade da candidata Sheila Lemos foi um dos temas mais abordados, com argumentos e críticas apresentados pelos outros candidatos, que deixou o clima tenso entre os prefeituráveis.
👉 Primeiro Bloco
No primeiro bloco Sheila Lemos questionou Lúcia Rocha sobre o uso de dinheiro público para comprar passagens para suas filhas. Lúcia respondeu à acusação se defendendo e citou uma operação da Polícia Federal na Secretaria de Saúde.
Marcos Adriano questionou Sheila sobre a solicitação de um empréstimo mesmo com um orçamento de R$ 300 milhões. Sheila afirmou ter feito um financiamento na Caixa Econômica Federal para investir em um programa de aceleração.
Waldenor questionou Marcos Adriano sobre o orçamento de Conquista e os problemas da cidade. Marcos Adriano apresentou suas propostas para resolver os problemas da cidade.
Lúcia questionou Marcos Adriano sobre as suas propostas para a área da saúde. Marcos Adriano criticou o orçamento da cidade e afirmou que irá reestruturar os hospitais e construir seis novas UPAs, se eleito.
👉 Segundo Bloco
No segundo bloco, Waldenor questionou Sheila sobre a situação da zona rural em Conquista. Sheila respondeu afirmando que foi a gestão que mais trabalhou pela zona rural da cidade, e citou a construção de estradas vicinais.
Marcos Adriano questionou Waldenor sobre o transporte público. Waldenor afirmou que pretende implantar um sistema único de transporte na cidade e adotar a tarifa zero de forma gradual, caso seja eleito.
Sheila questionou Lúcia sobre a ausência da candidata em decisões importantes para a cidade. Lúcia respondeu que participou de várias decisões importantes e criticou a falta de profissionais para atender crianças com necessidades especiais.
Lúcia questionou Marcos Adriano sobre o estado da saúde em Conquista. Marcos Adriano criticou a falta de recursos básicos nos postos de saúde e afirmou que irá construir novos hospitais, se eleito.
👉 Terceiro Bloco
No terceiro bloco, Sheila questionou Waldenor sobre investimentos do PT que não saíram do papel. Waldenor justificou as obras do governo do estado e citou projetos municipais.
Marcos Adriano questionou Sheila sobre a venda de máquinas do município. Sheila falou sobre os investimentos na zona rural do município.
Waldenor questionou Marcos Adriano sobre as propostas relacionadas à acessibilidade. Marcos Adriano afirmou que vai adaptar novas obras e que vai revisar obras de Conquista, se eleito.
Lúcia questionou Sheila sobre o aumento do IPTU em Conquista. Sheila afirmou que não houve aumento no IPTU em Conquista, mas sim um recadastramento de imóveis.
👉 Quarto Bloco
No quarto bloco, Lúcia questionou Marcos Adriano sobre as obras de infraestrutura na cidade. Marcos Adriano afirmou que a gestão municipal não planejou as obras adequadamente.
Sheila questionou Lúcia sobre o abastecimento de água na zona rural. Lúcia respondeu que irá investir em obras para melhorar o abastecimento de água.
Marcos Adriano questionou Waldenor sobre o que ele fez para combater a violência na cidade como deputado federal. Waldenor citou que investe em projetos de cultura, por meio de emendas parlamentares.
Waldenor questionou Lúcia sobre suas propostas para a zona rural de Conquista. Lúcia afirmou que o principal investimento será na água.
👉 Considerações Finais
Nas considerações finais, Lúcia Rocha disse que vai unir forças para mudar o destino da cidade. Waldenor citou sua experiência política e o apoio do presidente Lula e de governadores.
Marcos Adriano citou seus anos de trabalho como procurador e sua origem na periferia da cidade. Sheila Lemos reafirmou que está elegível e citou as “agressões” sofridas durante a campanha.