Governo da Bahia oferece 30 mil exames de mamografia durante campanha Outubro Rosa
Em Vitória da Conquista haverá ainda exames adicionais e ações educativas, em parceria com a iniciativa público-privada (PPP) de Imagem.
Durante o mês de outubro, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), irá oferecer cerca de 30 mil exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos.
Todos os atendimentos serão realizados por agendamento, como parte das ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A partir de 1º de outubro, as mulheres que se enquadram nos requisitos poderão agendar os exames de mamografia diretamente pelo site da campanha. Para participar, é necessário não ter realizado o exame no último ano, não ter passado por cirurgia nas mamas e apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência no dia marcado.
Além de Salvador, as Policlínicas Regionais de Saúde, localizadas em diversas cidades do interior, como Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié, Teixeira de Freitas e Irecê, também oferecerão vagas extras para exames de mamografia, reforçando o atendimento para a população dessas regiões.
Nos hospitais estaduais de Vitória da Conquista, Jequié e Guanambi, haverá ainda exames adicionais e ações educativas, em parceria com a iniciativa público-privada (PPP) de Imagem.
O câncer de mama, sendo o mais comum entre as mulheres no Brasil, terá uma atenção especial durante este mês. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar cerca de 4.230 novos casos em 2024.
Por isso, a Sesab reforça a importância da detecção precoce e da prevenção, destacando fatores de proteção como a prática de atividade física, alimentação saudável e a amamentação, que podem reduzir os riscos da doença.