Projeto ‘Sementinhas do Esporte’ transforma a vida de jovens com esporte e educação em cidade baiana
As inscrições para o projeto, que beneficia atualmente 140 jovens de Tucano (BA), estão abertas.
Realizado em Tucano, na Bahia, há 554km de Vitória da Conquista, o projeto “Sementinhas do Esporte”, fruto de uma parceria entre AES Brasil, Unipar e o Instituto Mais Ação, acaba de entrar em seu segundo ciclo, iniciado no dia 2 de setembro, e está com inscrições abertas até o preenchimento da totalidade de vagas.
Desde 2023, a ação promove diversas atividades gratuitas, como aulas de futsal, festivais esportivos, amistosos e aulas de inglês online, realizadas durante o contraturno escolar em quadras de escolas municipais da cidade, promovendo a inclusão social através do esporte.
O projeto, que beneficia atualmente 140 jovens tucanenses, é aberto para todos os alunos da rede pública de ensino e para realizar a inscrição, é necessário realizar um cadastro pelo telefone (75) 99132-4927 ou nos locais oficiais das atividades, localizados na quadra da E.M Dr. Theotonio Martins e Quadra Nova Esperança (BR-116 S/N, Nova Esperança).
A ação visa impactar positivamente a comunidade local, onde está localizado o Complexo Eólico Tucano operado pela AES Brasil, e proporcionar um ambiente de desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos.
“O lançamento do segundo ciclo do Sementinhas do Esporte representa mais do que uma simples continuidade; é um compromisso renovado com o futuro das nossas crianças e o incentivo ao esporte. Acreditamos que proporcionar um ambiente de progresso saudável e de conexão para esses jovens é essencial para o desenvolvimento de valores sólidos e cidadãos conscientes”, afirma Alexandre Seixas, Gerente de Projetos do Instituto Mais Ação.
“O esporte tem o poder de transformar a vida daqueles que praticam, já que propõe o desenvolvimento de habilidades corporais e mentais, ao mesmo tempo que promove o estímulo do raciocínio de forma lúdica e divertida. É dessa forma que buscamos fomentar não apenas a atividade física como impulsionador do ambiente escolar, como também a transformação social das comunidades onde estamos inseridos”, explica Andrea Santoro, gerente de ESG da AES Brasil.
Realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com patrocínio da AES Brasil e Unipar, o projeto é executado pelo Instituto Mais Ação com o intuito de transformar a vida das comunidades locais, oferecendo mais oportunidades para o desenvolvimento social da região.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste programa que promove saúde, bem-estar e interação social. Ao apoiar iniciativas como essa, reforçamos nosso propósito de ser confiável e gerar valor em todas as nossas relações”, afirma Adriano Araújo, coordenador de projetos sociais da Unipar.
Inaugurado em outubro de 2023, o Complexo Eólico de Tucano, localizado nos municípios baianos de Tucano, Biritinga e Araci, foi o primeiro do Brasil a desenvolver um time 100% feminino para a operação e manutenção do ativo. Dentro do projeto, que conta com 322 MW de capacidade instalada total, a Unipar e a AES Brasil têm firmada uma joint venture para geração de 155 MW de energia renovável.
O projeto Sementinhas do Esporte faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne iniciativas sociais baseadas em três pilares: inclusão produtiva e empreendedorismo; segurança hídrica; educação, cultura e esporte.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.