Equipe de Vitória da Conquista é destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica na Bahia e garante vaga na etapa nacional
A competição teve o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia e estimular a criação de projetos.
A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada pelo SESI Bahia, reuniu mais de 400 estudantes de Salvador, Vitória da Conquista e outras 14 cidades da Bahia no sábado (31).
Durante a competição, que ocorreu em Salvador, a equipe da escola conquistense, Colégio Nossa Senhora de Fátima (Sacramentinas) venceu na categoria Robótica de Resgate Nível 1 e se classificou para a etapa nacional.
A competição teve o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia e estimular a criação de projetos, além de promover a inclusão e despertar novos talentos no campo da robótica.
Já a equipe Ifbotics do IFBA, Campus Eunápolis, ficou em 1º lugar na Modalidade Artística Nível 2, o que também garante a participação dos alunos em Goiânia, de 11 a 17 de novembro.
Fernando Moutinho, gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, destacou a importância da OBR e como a competição impacta a vida dos estudantes.
Estudantes que competiram em edições anteriores se tornaram treinadores de equipes de garagem, muitos deles já enxergam a robótica como opção profissional.
A equipe de garagem Includers, do projeto Include, que leva laboratórios de tecnologia a comunidades, participou pela primeira vez da OBR e foi premiada na categoria Design de Robô.
Em 2025, a Bahia irá sediar a RoboCup, a maior competição de Robótica do mundo. A “Copa do Mundo da Robótica” será realizada de 15 a 21 de julho do próximo ano em Salvador, com mais de 15 mil participantes.