Plataforma digital para solicitação de serviços é lançada pela Secretaria de Finanças
A solicitação dos serviços também continuará disponível de forma presencial, na Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária.
A ferramenta que visa facilitar a solicitação dos serviços da Sefin pelos contribuintes, o Protocolo Externo, começou a ser implementado nesta segunda-feira (2), pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).
Os últimos ajustes para iniciar o protocolo foram definidos em reunião realizada na Secretaria de Finanças, com a presença do secretário de Finanças, Rodrigo Bulhões, da inspetora geral de Rendas, Maíra Andrade, da coordenadora do projeto, Gisele Andrade, a técnica responsável pelo ITBI, Gislândia Dias, a gerente de fiscalização, Ana Paula Gusmão, e a agente de tributos, Joselene Bittencourt.
A nova plataforma, que será disponibilizada na página da Sefin, no site da Prefeitura, os cidadãos deixam de dar entrada em processos apenas de forma presencial na sede da secretaria e passam fazer os requerimentos por meio do protocolo on-line. Neste primeiro momento, a utilização da plataforma funcionará em fase de teste e a previsão é que esteja totalmente disponível para a população a partir desta quarta-feira (4).
Serão contempladas nos primeiros dias, as solicitações que envolvem o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis) e, na sequência, a plataforma irá abranger outros serviços. Além das solicitações, os contribuintes poderão fazer o acompanhamento. Segundo a inspetora Maíra Andrade, todos os processos serão colocados na plataforma digital.
“A intenção é realmente facilitar a vida do cidadão e tornar o processo colaborativo. Nesse primeiro momento, será com o ITBI. No segundo momento, vamos iniciar os serviços de receitas diversas, a exemplo do alvará. A prefeita fez esse compromisso com os contadores, despachantes e corretores de imóveis de que a secretaria estaria trabalhando nisso e a gente conseguiu fazer essa entrega”, explicou a inspetora.
Além da plataforma digital, a solicitação dos serviços também continuará disponível de forma presencial, na sede da Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária.