Após sugestão de Conquista, Justiça Federal da Bahia implementa uso de QR Code em intimações
Uma servidora da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista observou uma dificuldade das partes para acessar o link da audiência e sugeriu a ferramenta.
A Justiça Federal da Bahia implementou o uso de QR Code em intimações do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A ferramenta simplifica o acesso das partes e testemunhas à sala virtual das audiências.
A iniciativa surgiu de uma sugestão da diretora de secretaria da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, Leila Macêdo Lessa. A servidora observou que partes e testemunhas, sem a presença de um advogado, tinham dificuldade para acessar o link da audiência.
“Após uma reunião com os supervisores da Seção de Processamento e Procedimentos Diversos e da Seção de Protocolo e Informações Processuais, a sugestão foi levada ao juiz federal Rafael Ianner da Silva, titular da 2ª Vara”, explicou a servidora.
O juiz da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista solicitou a viabilidade técnica, e com o apoio da Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico (DIPJE) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o QR Code foi implementado nas certidões e intimações de audiências.
Com o QR Code disponível, basta apontar a câmera do celular para o código presente na intimação, e o participante da audiência será direcionado automaticamente para a sala virtual.“É uma ferramenta simples, mas que facilitará o acesso dos jurisdicionados e testemunhas às audiências”, afirmou Leila Lessa.
O juiz Rafael Ianner afirmou que o recurso “visa simplificar o trabalho ordinário das varas judiciais, delegando à tecnologia a resolução de muitas tarefas hoje confiadas exclusivamente ao ser humano”.