Embasa faz obras emergenciais na rede de esgoto da Lagoa das Bateias
Segundo a empresa, foram retirados cerca de 45 metros cúbicos de resíduos sólidos da rede coletora que atende os bairros da região.
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) realizou ações de manutenção e reparo no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista, na Lagoa das Bateias, e em outras regiões da cidade.
Segundo informações da empresa de saneamento, foram retirados cerca de 45 metros cúbicos de resíduos sólidos, como areia, pedra, cerâmica, pedaços de asfalto e vegetação, da rede coletora que atende os bairros Bateias I e II, Zabelê e parte do Ibirapuera.
O material estava obstruindo a passagem do esgoto e impedindo que o fluxo percorre o caminho até a estação de tratamento. A primeira fase da intervenção emergencial foi concluída.
Desde o início de julho, uma empresa contratada tem realizado a inspeção e a limpeza de nove quilômetros da rede coletora que atende o bairro Santa Cruz, situado às margens da área da lagoa.
Segundo o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a empresa está empenhada em resolver as questões relacionadas ao sistema de abastecimento e garantir o pleno funcionamento da rede.
“Estamos com uma grande força-tarefa com a identificação dos pontos problemáticos e a imediata correção para restabelecer o funcionamento do sistema coletor”, afirmou.