Vitória da Conquista volta a receber carros-pipa do governo federal
A Defesa Civil foi informada da interrupção do serviço na segunda-feira (17).
O governo federal decidiu, nesta quarta-feira (19), incluir os municípios baianos de Vitória da Conquista e Andorinha na Operação Carro-Pipa.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria Nº 2.146, em que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconhece a situação de emergência em 13 municípios brasileiros.
A Prefeitura de Vitória da Conquista aguardava a devolutiva do MIDR sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa no município desde terça-feira (18).
A Defesa Civil foi informada da interrupção do serviço na segunda-feira (17) e, desde então, recorreu para evitar o desabastecimento das famílias atendidas pela operação. “Alguns municípios pedem a revogação nesse período junino, mas nunca foi o caso de Vitória da Conquista. Então recorremos e estamos no aguardo da devolutiva de continuidade da operação”, explicou a coordenadora municipal da Defesa Civil, Rosa Freitas.
Diante da suspensão do serviço, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural montou um cronograma para atender, de maneira emergencial, as regiões que ficaram desassistidas pela Operação Carro-Pipa do Exército.
Com a nova portaria do governo federal, o Município de Vitória da Conquista e Andorinha serão incluídos de volta na Operação Carro-Pipa. “Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros”, diz o MIDR, em nota.