continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Vitória da Conquista tem situação de emergência reconhecida por estiagem prolongada

A medida autoriza o município a solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Publicado em 24/09/2025 - às 16:10
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em Vitória da Conquista por causa da estiagem prolongada. A medida, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (19), autoriza o município a solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

As ações contam com a distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e recuperação de áreas afetadas. Além disso, o município pode pedir ajuda humanitária e parcerias para recuperar reservatórios de água e açudes.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o reconhecimento é resultado de um processo que envolve decretos publicados pela Prefeitura, homologação estadual e validação federal. O último decreto municipal foi emitido no dia 9 de setembro.

Equipes da Defesa Civil e da Coordenação de Proteção seguem em campo avaliando as necessidades das comunidades rurais e urbanas. A Prefeitura também busca ampliar a Operação Carro-Pipa, realizada em parceria com o Exército, para incluir mais localidades, reativar cartões suspensos e aumentar a frota de veículos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Cidades da Bahia investem milhões no São João mesmo em situação de emergência

Municípios podem realizar os festejos, desde que sigam regras do Ministério Público.

Publicado em 17/06/2025 - às 16:48
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Divulgação.

Mais de 100 municípios da Bahia estão em situação de emergência devido à seca ou às fortes chuvas, segundo dados do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Algumas dessas cidades decidiram manter os festejos juninos, com investimentos milionários. A decisão é permitida, desde que as prefeituras sigam critérios estabelecidos em acordo com o Ministério Público, os Tribunais de Contas e a União dos Municípios da Bahia.

Em Quijingue, município baiano, a programação do Arraiá do Triunfo, que acontece entre os dias 19 e 24 de junho, terá um custo de R$ 4,8 milhões apenas com cachês artísticos, segundo dados do Painel da Transparência do Ministério Público. O valor total da festa chega a aproximadamente R$ 6 milhões, quatro vezes mais do que foi gasto no ano passado.

O município, que tem pouco mais de 25 mil habitantes, está com situação de emergência reconhecida pelo governo federal até setembro de 2025. Em entrevista à TV Bahia, o prefeito Romerinho (Avante) afirmou que os festejos foram planejados com base em um estudo de impacto econômico. Segundo ele, “não foi algo aleatório, é um investimento para atrair turistas, [é] investimento na nossa cultura”.

Em Tucano, cidade vizinha também em situação de emergência pela seca, os gastos chegam a R$ 3,6 milhões apenas com atrações para três dias de festa. O Arraiá das Águas Quentes aconteceu no último fim de semana, no distrito turístico de Caldas do Jorro. Por lá, os cachês variaram entre R$ 220 mil e R$ 750 mil.

O prefeito de Tucano, Ricardo Maia, afirmou que os recursos para a festa foram captados em outras esferas, como o governo estadual, e que os decretos de emergência são voltados exclusivamente para questões relacionadas à estiagem, como apoio à agricultura familiar e abastecimento de água.

De acordo com o Ministério Público, os municípios baianos podem realizar festas juninas mesmo estando em estado de emergência, desde que cumpram condições como:

  • Não utilizar recursos destinados à calamidade (seca ou chuva);
  • Apresentar estudo técnico detalhado com o impacto financeiro do evento
  • Garantir que não haja solicitação de créditos extras ao Legislativo para custear os festejos.
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista volta a receber carros-pipa do governo federal

A Defesa Civil foi informada da interrupção do serviço na segunda-feira (17).

Publicado em 19/06/2024 - às 17:32
Por Redação | Jornal Conquista

O governo federal decidiu, nesta quarta-feira (19), incluir os municípios baianos de Vitória da Conquista e Andorinha na Operação Carro-Pipa.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria Nº 2.146, em que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconhece a situação de emergência em 13 municípios brasileiros.

ver notícia completa
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista