Podcast Câmara Inclusiva falou sobre Política Públicas para o Autismo; assista
O foco da discussão foi o trabalho da instituição e as ações programadas para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Na última segunda-feira (01), a jornalista Carla Simões conduziu o Podcast Câmara Inclusiva com a presença da fundadora da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (ACAEPA), Vitória Aparecida e de Ione Macedo, mãe de uma criança autista e participante ativa da associação.
O foco da discussão foi o trabalho da instituição e as ações programadas para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 02 de abril. Durante a transmissão, Vitória compartilhou detalhes sobre a fundação e o funcionamento da ACAEPA, destacando os desafios enfrentados para atender às necessidades das famílias que buscam apoio.
“Atualmente, contamos com uma equipe de 14 profissionais que nos auxiliam em diversas áreas, desde o acolhimento às famílias até as terapias das crianças“, revelou. A ACAEPA atualmente atende a 47 crianças autistas e suas famílias.
Refletindo sobre sua jornada pessoal, Vitória relembrou os desafios enfrentados desde o diagnóstico de seu filho, destacando a importância de criar uma comunidade de apoio. “Sempre desejei fazer algo além do meu papel como mãe, e por isso me juntei a outras mães. Hoje, apesar das dificuldades, a ACAEPA é uma realidade“, afirmou.
Ione também compartilhou suas experiências, ressaltando as dificuldades em encontrar profissionais capacitados para atender às necessidades de seu filho. “Diante da escassez de vagas em terapias, me indicaram a ACAEPA, onde fui recebida de braços abertos. Meu filho recebe um atendimento de qualidade e tem progredido a cada dia“, relatou.
Além das discussões sobre a atuação da Associação, as entrevistadas abordaram a experiência da maternidade em casos atípicos, os desafios do diagnóstico e as conquistas ao longo do processo de tratamento.
Confira o episódio completo do Podcast:
O próximo episódio do Câmara Inclusiva será transmitido em 15 de abril, às 17h, com foco na questão do diagnóstico do autismo.