Entrega de equipamentos e parceria com Uber reforçam segurança na Bahia
O convênio busca a segurança de motoristas e passageiros que utilizam o aplicativo.
Nesta quarta-feira (20), duas medidas na área da segurança pública foram anunciadas durante cerimônia no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
A primeira medida consistiu na entrega de 36 equipamentos ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e à Polícia Civil da Bahia (PCBA). Entre os itens, destacam-se os equipamentos Cellebrite, destinados à extração de dados de dispositivos móveis para auxiliar em investigações criminais.
O investimento de quase R$ 11,8 milhões, proveniente do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e do tesouro estadual, possibilitará a descentralização das ferramentas, beneficiando oito macrorregionais do DPT e três diretorias regionais da PCBA.
Além disso, o DPT receberá uma Estação Rádio Base – ERB Móvel, no valor de R$ 2,038 milhões, ampliando a comunicação entre equipes em áreas com dificuldade de cobertura de sinal.
A segunda medida anunciada foi a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Uber, buscando a segurança de motoristas e passageiros que utilizam o aplicativo. O convênio, chamado Rapid SOS, conectará o software de emergência da Uber ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP.
Com isso, em situações de emergência durante viagens contratadas, tanto motoristas quanto passageiros poderão acionar o botão “ligar para a polícia”, sendo prontamente atendidos pela central 190 e encaminhados para o CICC.
A Uber destacou a importância dessa parceria para garantir uma experiência mais segura aos seus usuários e motoristas em todo o estado. Estiveram presentes no evento diversas autoridades, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior e representantes das forças policiais do estado.