Planetário Everardo Públio de Castro se destaca como atração para os conquistenses e região
O espaço proporciona palestras, explorações do universo e a exibição de filmes em 3D em formato de 360º.
O Planetário Everardo Públio de Castro, situado no Centro Cultural Glauber Rocha em Vitória da Conquista, cativa a atenção de todos os visitantes. O espaço proporciona palestras, explorações do universo e a exibição de filmes em 3D em formato de 360º. Com uma cúpula de 13 metros de diâmetro por 9 de altura na sala de projeção, proporciona uma experiência imersiva sem a necessidade de óculos especiais.
Desde sua inauguração em setembro de 2020, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem atraído a atenção de escolas, universidades e da comunidade local e regional.
O Planetário, que já pode ser considerado um dos pontos turísticos de Vitória da Conquista, também desperta a atenção de cidades como Jequié, Poções, Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, dentre outras. Somente em 2023, o espaço recebeu cerca de 15 mil visitantes.
A programação do Planetário Everardo Públio de Castro é periodicamente atualizada, contribuindo para a constante visitação. Atualmente, os filmes em exibição são “Estrelas dos Faraós” e “Jornada ao centro da Via Láctea”, programados para os próximos três meses. Vale ressaltar que a variedade temática vai além do espaço sideral, buscando proporcionar uma imersão ao telespectador em diferentes assuntos.
De acordo com a diretora do Planetário, Tina Rocha, o Everardo Públio é um equipamento muito importante e moderno, possuindo um elevado padrão. Como exemplo, citou Salvador, a capital baiana, que somente agora vai ter uma área como essa. Conforme também destacou, o espaço não realiza a observação do céu e dos astros, são apenas simulações. “Durante uma sessão, se você der a data do seu nascimento, os técnicos são capazes de colocar como estava o céu no dia em que você nasceu”, disse.
Nas próximas semanas, o Planetário Everardo Públio de Castro receberá uma nova atração: uma câmara escura com o holograma de um astronauta. Além disso, projetos futuros incluem visitas a escolas para ensinar os alunos a construir uma luneta, bem como a aquisição de equipamentos para proporcionar novas experiências aos visitantes.
A diretora também informou que esse equipamento desperta o interesse dos estudantes, não somente sobre assuntos como astronomia, mas também biologia, química, física, dentre outros. “Todo mundo pensa que pelo fato de ser planetário, a gente só vai projetar coisas referentes ao planeta, às estrelas e à constelação. Não é nada disso, a gente pode projetar qualquer coisa, desde que seja em Fulldome, ou seja, que pegue toda a cúpula”. O espaço ainda é utilizado para reuniões, palestras, oficinas, exposições, eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), das demais secretarias municipais e do Gabinete da Prefeita.
O espaço atende escolas de terça a quinta-feira e, às sextas-feiras a partir das 18h30, as sessões são abertas para a comunidade. As reservas devem ser feitas através do telefone e WhatsApp (77) 3421-4271, com a condição de que haja um grupo de pelo menos 30 pessoas, com idade a partir de sete anos.