Chuvas intensas adiam pavimentação no Loteamento Panorama
A obra está sendo construída para receber as águas da chuva e prevenir danos aos moradores.
As intensas chuvas registradas em Vitória da Conquista na madrugada da última quarta-feira (20) levaram ao adiamento da pavimentação do loteamento Panorama, previamente autorizada pela prefeita Sheila Lemos. Entretanto, as precipitações destacaram que o investimento realizado pela Prefeitura na região desde 2022, por meio da execução da macrodrenagem, já está gerando impactos positivos.
A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) está realizando uma obra que envolve a instalação de drenagem em 22 ruas, além da construção de uma bacia de contenção na parte mais baixa do Panorama, que tem a função de receber as águas da chuva, prevenindo danos aos moradores. Ainda em fase de construção, a bacia de contenção já está funcionando de maneira eficiente, conforme indicado pelo diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha. “É normal que esteja cheia, o objetivo é receber a água e liberar aos poucos, sem ocasionar transbordamentos”, explicou ele.
Durante as chuvas da quarta-feira, a bacia de contenção retivera uma considerável quantidade de água, impedindo seu escoamento rápido e volumoso. A água, retida na caixa de contenção, segue pelo canal do Santa Cecília, atravessa o Candeias, o Recreio e desemboca no Rio Verruga. A retenção resulta em um fluxo mais equilibrado da água, diminuindo o perigo de colapso no sistema de drenagem, ou seja, reduzindo o risco de alagamentos.
O programa de investimentos da Prefeitura, Acelera Conquista, está aprimorando a infraestrutura de Vitória da Conquista, contemplando o loteamento Panorama, que passará por pavimentação e requalificação em 37 ruas. Com a estabilização do clima após chuvas intensas, a Emurc deve iniciar o rebaixamento de rede para a aplicação do asfalto na região.