Defesa Civil acompanha regiões afetadas pela chuva em Conquista
A Comdec já percorreu localidades como o Centro, o Panorama, bairro Campinhos, Lagoa das Bateias e a Rua Yolando Fonseca.
Desde as primeiras horas desta quarta-feira (20), a Coordenação Municipal da Defesa Civil (Comdec) deu início à um monitoramento dos impactos da chuva no município, percorrendo diversos pontos da cidade, como o Centro, loteamento Panorama, bairro Campinhos, Lagoa das Bateias e a Rua Yolando Fonseca.
Na Rua Yolando Fonseca, a Prefeitura está realizando limpeza preventiva do canal, aguardando a liberação de recursos federais para iniciar a obra. Apesar de danificado desde 2021, o canal só pode ser reparado após autorização do órgão federal.
Algumas vias no Centro da cidade foram afetadas por enxurradas devido a problemas de drenagem já existentes. Com a conclusão da macrodrenagem no loteamento Panorama, executada pela Prefeitura, os prejuízos serão reduzidos em regiões como o bairro Santa Cecília, Alto Maron, parte do Centro e Recreio. A bacia de retenção em fase de construção irá capturar a água das chuvas, sendo conectado ao canal principal de drenagem do loteamento Santa Cecília para um escoamento mais eficiente.
Após o início das chuvas, a equipe da Defesa Civil esteve presente no canal do Santa Cecília, que recebeu um grande volume de água proveniente das áreas elevadas do Alto Maron, Panorama e Alto da Colina. O local está sendo acompanhado, assim como a região da Lagoa das Bateias, que recebe uma parcela significativa da água da chuva da Zona Oeste e a direciona para o bairro Campinhos. A Defesa Civil, com apoio do Deserg, continua monitorando toda a extensão do local.