Procon orienta consumidores sobre compras durante a Black Friday
Apesar da oportunidade para economizar, o órgão destaca a importância de precauções durante as compras.
A sexta-feira (24) marca a Black Friday, a maior campanha de vendas do Brasil, com descontos em produtos e serviços tanto em estabelecimentos físicos quanto online. Apesar de ser uma oportunidade para economizar, o Procon de Vitória da Conquista destaca a importância de precauções durante as compras.
Nas transações online, é essencial verificar a confiabilidade do site ou aplicativo, garantindo um ambiente seguro. Além disso, a orientação é escolher fornecedores que forneçam informações detalhadas, como CNPJ, endereço fixo, telefone e e-mail, e que disponham de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O coordenador do Procon, Rafael Meira, destaca que “as aquisições realizadas pela internet ou por meio de aplicativos podem ser canceladas no prazo de arrependimento, que é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou serviço”.
Já as lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos devido a cor, tamanho ou arrependimento, a menos que tenha sido prometido no momento da compra. O Procon também aconselha verificar se os preços cobrados correspondem aos valores expostos, e se houver divergência, o consumidor tem direito ao menor preço indicado na prateleira ou vitrine.
O coordenador também alertou para o aumento de preços na semana da Black Friday, seguido por reduções simuladas, configurando prática de publicidade enganosa. Esse comportamento deve ser denunciado ao Procon, e é recomendado que o comprador exija a nota fiscal para resolver possíveis problemas futuros. O órgão realizou fiscalização no comércio local para garantir que os estabelecimentos cumpram os direitos dos consumidores, incluindo a entrega pontual dos produtos e transparência nas informações.
Caso o consumidor tenha dúvidas sobre as condições da compra, ou se sinta lesado após aquisição de um produto ou serviço, deve acionar o Procon, situado na Praça Virgílio Ferraz, nº 83, Centro ou ligar para o telefone (77) 3429-7850.