FliConquista anuncia presença do jornalista e ex-deputado Jean Wyllys
Envolto em recentes polêmicas de repercussão nacional, Wyllys vai lançar novo livro no evento.
A organização da FliConquista anunciou nesta quarta-feira (11) a presença do escritor, jornalista e ex-deputado federal, Jean Wyllys, para o lançamento do seu novo livro “O que não se pode dizer: experiência do exílio”, feito em parceria com a escritora Márcia Tiburi.
Jean é a segunda atração confirmada no evento. Recentemente, a atriz Zezé Motta também foi anunciada como presença garantida na FliConquista, onde vai apresentar o espetáculo “Atendendo a Pedidos”.
Nos últimos meses, Jean Wyllys esteve envolto em polêmicas de grande repercussão nacional. Em julho deste ano, o jornalista foi processado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por homofobia. Na ocasião, ambos discutiram em uma rede social sobre o encerramento do programa de escolas cívico-militares pelo governo Lula, e Wyllys escreveu que “gays com homofobia internazilada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.
Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância. pic.twitter.com/AuBpKRst8N
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 14, 2023
A publicação foi removida após uma decisão judicial, e em setembro, o Ministério Público (MP) denunciou Wyllys à Justiça por injúria. O governador Eduardo Leite é assumidamente gay.
Ainda em setembro, Jean foi alvo de mais uma polêmica de grande repercussão quando criticou o ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmando ter sido sabotado quando fora convidado a integrar a pasta . A declaração foi feita ao podcast Bee40tona.
Na última semana, Jean novamente ocupou o noticiário nacional após ter sido condenado a pagar 10 mil reais em indenização ao Movimento Brasil Livre (MBL), após ter afirmado que membros do grupo eram “defensores do nazismo”, “assediadores de mulheres sob guerra”, dentre outras coisas. As falas foram feitas em suas redes sociais, em maio deste ano.
Esta é a 2ª vez que Jean Wyllys é convidado para um evento em Vitória da Conquista. Em 2016, quando ainda era deputado federal, pelo PSOL-RJ, ele participou do Seminário Audiovisual: Política e Diversidade, promovido pelo Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ProCine/UESB). A FliConquista acontece entre os dias 15 e 19 de novembro, o ex-parlamentar estará presente no evento no dia 17. Confira o anúncio oficial da Feira Literária: