Conquista lidera notificações de casos de picadas de escorpião na Bahia
3 das 4 primeiras de cidade do ranking ficam no Sudoeste da Bahia.
O estado da Bahia registrou um aumento preocupante nos casos de picadas de escorpião em 2023, com 14.359 ocorrências de janeiro a setembro, o que representa um crescimento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 14.046 casos em 2022.
As cidades com mais notificações incluem Vitória da Conquista (666), Feira de Santana (452), Poções (239) e Condeúba (236). Cerca 19 pessoas vieram a óbito devido a acidentes com escorpiões até 25 de setembro deste ano, com destaque para os municípios de Baixa Grande e Mortugaba, cada um com dois óbitos. No mesmo período de 2022, 12 mortes relacionadas a picadas de escorpião foram registradas na Bahia.
A urbanização, o desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas são fatores que contribuem para o aumento de incidentes com escorpiões. Além disso, as altas temperaturas causadas por uma massa de ar quente em vários estados do Brasil podem agravar ainda mais a situação.
Para evitar que mais casos fatais sejam registrados, é essencial manter ambientes domésticos limpos, livres de lixo e entulho, fechar portas e janelas à noite, usar protetores em portas e janelas, e tomar medidas para evitar que escorpiões entrem em contato com roupas de cama e colchões.