Interior da Bahia sofre com altas temperaturas no início da Primavera
As áreas afetadas na Bahia estão principalmente nas regiões Oeste, Nordeste e Norte do estado.
Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi emitido recentemente devido a onda de calor está afetando partes do Brasil, incluindo algumas regiões da Bahia, informando que esse período de altas temperaturas, que teve início no último domingo (24) e poderia durar de três a cinco dias, com cerca de 5ºC acima da média histórica.
As áreas afetadas na Bahia estão principalmente nas regiões Oeste, Nordeste e Norte do estado. Essa nova notificação de calor inclui várias regiões, como o Sul do Ceará, Centro-Sul da Bahia, Vale do São Francisco da Bahia, Sudeste do Piauí, Sertões do Ceará, Sertão de Pernambuco, São Francisco de Pernambuco, Centro-Norte do Piauí, Sertão da Paraíba, Oeste do Rio Grande do Norte, Jaguaribe, Sudoeste do Piauí, Centro-Norte da Bahia, Extremo Oeste da Bahia, Centro-Sul do Ceará, Centro do Rio Grande do Norte, Nordeste da Bahia e Noroeste do Ceará.
Na região Oeste da Bahia, algumas cidades já registraram temperaturas acima de 40ºC no último domingo, como Ibotirama (40,7ºC), Bom Jesus da Lapa (40,2ºC) e Formosa do Rio Preto (40,1ºC). Essas foram as mais altas do ano até agora na Bahia, mas as previsões indicam que o calor será ainda mais intenso esta semana, com máximas previstas entre 41ºC e 42ºC nas cidades até a sexta-feira.