Museu de Arte Moderna da Bahia inaugura exposição sobre Mário Cravo Jr.
A mostra celebra a contribuição do artista ao movimento modernista nas artes.
Foi inaugurada a exposição “Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos” no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) em Salvador, celebrando a contribuição do artista ao movimento modernista nas artes. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e figuras importantes, assim como familiares e admiradores. A exposição estará aberta até 12 de novembro, com entrada gratuita.
“É um privilégio termos agora esse acervo de 600 obras de Mario Cravo Jr. no Museu de Arte Moderna da Bahia, recolocando esse artista com esse legado para a arte moderna na Bahia no mesmo museu onde ele foi o segundo diretor”, destacou Luciana Mandelli, a diretora Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), entidade que reúne os museus estaduais.
A líder do Ipac também esclareceu que o conjunto de peças que foi generosamente cedido ao Estado e que desde 1994 estava alojado no Parque de Pituaçu, agora é transferido para a tutela do MAM, uma instituição especializada em Arte Moderna.
Duas obras esculturais de Mario Cravo Jr., previamente exibidas na antiga localização dos Correios na região da Pituba, estão programadas para serem colocadas nas áreas externas do MAM. “Isso acontecerá em um segundo momento quando abriremos o segundo piso do Casarão com outras obras de Mario Cravo”, detalhou Marília. O MAM funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h.
Mário Cravo Jr. é autor de um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista. Inaugurado em 9 de novembro de 1980, o Cristo Crucificado é um dos maiores monumentos religiosos do mundo, com 33 metros de altura, e representa também a região onde está localizado através de suas feições sertanejas.