Revitalização do Parque da Lagoa das Bateias avança e se aproxima da segunda etapa; confira os detalhes
Cerca de 40% do cronograma de ações no parque já foram executados.
O trabalho de revitalização do Parque da Lagoa das Bateias, em pouco mais de cinco meses, já avançou cerca de 200 mil metros quadrados – o que equivale a quase 40% da área total de 503 mil metros quadrados da lagoa. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio do Deserg.
Já foram retirados do local, mais de cinco mil caçambas de material, deixando à mostra o leito da lagoa – que, antes, era quase que totalmente coberto pela vegetação formada por taboas. Cerca de 12 servidores trabalham no local por dia, durante a semana, ampliando a equipe para 30 servidores nos finais de semana.
Segundo informações, a próxima etapa da obra, que deve começar neste mês, e vai envolver melhoramentos na infraestrutura dos espaços dedicados a práticas esportivas. Outros equipamentos a serem recuperados são a ciclovia, o calçadão e os quiosques. E, além disso, outros equipamentos de lazer também serão acrescentados à área verde.
Além da Seinfra, que participa dos estudos e da topografia e disponibiliza a equipe do Deserg para o trabalho, a revitalização do Parque da Lagoa das Bateias conta com a participação da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), cujos técnicos se ocupam do levantamento sobre a fauna e a flora do parque – e, quando necessário, providenciam o resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde os bichos recebem os devidos cuidados e, em seguida, são devolvidos ao parque.