continua após a publicidade
Envie sua notícia para o
WhatsApp 77 9 9119-4164

Arraste para baixo e veja as notícias.

Após período chuvoso, Prefeitura retoma obras de pavimentação e drenagem em Vitória da Conquista

Intervenções incluem reparos na terraplanagem, recomposição asfáltica e obras de macrodrenagem em diferentes pontos da cidade

Publicado em 02/06/2026 - às 15:44
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Secom PMVC

Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) retomou as obras nas avenidas Francisco Sabino, Expedicionários e Brumado. As intervenções haviam sido suspensas temporariamente durante o período de chuva que atingiu o município, afetando as condições de execução dos serviços.

Segundo o governo municipal, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) deu início aos reparos na terraplanagem que foi danificada pelo período chuvoso na Avenida Francisco Sabino. Gerson Leite, diretor-presidente da Emurc, destacou que a continuidade do cronograma nos próximos dias depende exclusivamente das condições climáticas.

De acordo com o diretor, a expectativa é realizar a conclusão dos reparos para que sejam iniciadas as etapas de imprimação asfáltica e pavimentação. “Começamos a fazer o reparo na terraplanagem, que foi danificada pela chuva, e se não chover, será concluído já na terça-feira (02), pra gente começar a fazer a imprimação na quarta-feira (03)”, afirmou.

Já no cruzamento da Rua Guilhermino Novais com a Avenida Expedicionários, equipes da Emurc realizaram a retirada do material comprometido para recuperação da base e recomposição do pavimento. De acordo com a Prefeitura, o trecho já teria passado por intervenções da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A Emurc também teria retomado os serviços de concretagem da bacia de escoamento das águas pluviais, etapa que integra a obra de macrodrenagem da Avenida Brumado. A intervenção é considerada uma das fases mais complexas do projeto de requalificação da via.

Segundo a PMVC, após a conclusão dessa etapa, as equipes darão continuidade à finalização da bacia de retenção e à construção do canal de drenagem, serviços que fazem parte do conjunto de melhorias previstas para a região.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

ACM Neto inclui obra de Vitória da Conquista em vídeo sobre promessas não cumpridas do governo Jerônimo

Material reúne intervenções em diversas áreas, distribuídas por diferentes regiões do estado.

Publicado em 28/04/2026 - às 17:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Na última segunda-feira (27), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), divulgou em suas redes sociais um vídeo em que critica a atual gestão estadual e lista obras que, segundo ele, seguem sem conclusão ou sequer foram iniciadas, incluindo obras em Vitória da Conquista.

A publicação utiliza uma música com o bordão “Jerônimo não fez”, em referência ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), e faz uso de recursos de inteligência artificial (IA) para simular como estariam as obras caso já tivessem sido concluídas.

O material reúne intervenções em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, logística e turismo, distribuídas por diferentes regiões do estado. No sudoeste baiano, por exemplo, são citados o Centro de Convenções de Vitória da Conquista, cuja licitação foi autorizada em 2024, e o projeto de um aeroporto na região de Jequié.

Entre as obras mencionadas também estão a ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, consideradas estratégicas para a logística da Bahia. O vídeo ainda cita projetos como o Canal do Sertão, policlínicas regionais e intervenções na área hídrica e hospitalar.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Construção da barragem do Rio Catolé atinge 50% de execução e reforça expectativa de segurança hídrica em Vitória da Conquista e região

Empresa também realiza a ampliação do sistema de abastecimento de Conquista com nova adutora e duas novas estações de bombeamento.

Publicado em 20/04/2026 - às 17:24
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Mauri Azevedo.

A construção da barragem do rio Catolé, realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), registrou um avanço de mais de 50% das obras já executadas. A estrutura pretende reforçar o abastecimento em Vitória da Conquista e Belo Campo, garantindo segurança hídrica para a população.

Com um investimento de R$ 347 milhões, provenientes de recursos da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), financiado pelo Orçamento Geral da União (OGU) e pela própria Embasa, a obra tem como objetivo sustentar o desenvolvimento da região pelos próximos 20 anos, com previsão de conclusão para fevereiro de 2027.

Segundo o engenheiro fiscal responsável pela obra, Jackson Rangel, a barragem é um equipamento essencial para garantir a segurança hídrica da região. “O empreendimento assegura o abastecimento de água, melhora a qualidade de vida da população e cria bases sólidas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios atendidos”, afirma.

De acordo com a Embasa, também está sendo realizada a ampliação do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista, com investimento de cerca de R$ 80 milhões. A obra apresenta um avanço de 49% na execução e terá uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de diâmetro, que deve ser integrada às adutoras já existentes.

Além disso, estão sendo construídas duas novas estações de bombeamento, bem como a instalação de novos equipamentos eletromecânicos que serão utilizados para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento e aos reservatórios do sistema distribuidor, permitindo que a estação opere de modo mais eficiente, otimizando processos e atendendo à crescente demanda populacional e industrial.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Barragem do Rio Catolé avança e deve reforçar abastecimento hídrico em Vitória da Conquista e região

Com mais de 50% das obras concluídas, estrutura tem entrega prevista para fevereiro de 2027.

Publicado em 14/04/2026 - às 17:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Manu Dias/GOVBA.

A barragem do Rio Catolé segue em ritmo avançado de construção e conta com mais de 50% das obras já executadas. A estrutura, conduzida pelo Governo da Bahia por meio da Embasa, tem previsão de conclusão para fevereiro de 2027.

Com investimento de R$ 347 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra tem como objetivo reforçar o abastecimento em Vitória da Conquista e Belo Campo, garantindo segurança hídrica e sustentando o desenvolvimento da região pelos próximos 20 anos.

Segundo o engenheiro fiscal responsável pela obra, Jackson Rangel, a estrutura deve garantir fornecimento de água, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos municípios atendidos.

A barragem terá capacidade de armazenar até 23,73 bilhões de litros de água, além de contar com vertedouro de 53 metros de altura e vazão regularizada de 670 litros por segundo. Paralelamente, a Embasa também realiza a ampliação do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista, com investimento de cerca de R$ 80 milhões.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Ato de vandalismo danifica equipamento e adia pavimentação na Av. Brumado

Corte em componente elétrico de máquina comprometeu cronograma da obra em Vitória da Conquista.

Publicado em 13/04/2026 - às 17:01
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

Um ato de vandalismo registrado na sexta-feira (10) afetou o andamento das obras de pavimentação na Avenida Brumado, em Vitória da Conquista. A ocorrência foi formalizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

O dano foi identificado no cruzamento com a Avenida Caetité, onde um dos equipamentos utilizados no serviço teve o sistema elétrico comprometido após o corte proposital de um componente essencial, impedindo a continuidade da operação.

De acordo com a Emurc, a máquina atingida integra o contrato de pavimentação da via e não possui relação com outras intervenções realizadas no local, como as obras de drenagem.

Com a paralisação, a aplicação do asfalto prevista para os últimos dias da semana não pôde ser executada.

Para restabelecer o serviço, a empresa informou que a peça necessária já foi adquirida fora do estado e está em deslocamento para o município. Assim que o material chegar, a equipe técnica deve iniciar a instalação e os testes para garantir o funcionamento do maquinário.

A previsão é que os trabalhos sejam retomados no início da próxima semana, com possibilidade de avanço a partir de terça-feira (14), dependendo das condições do tempo. A empresa destacou ainda que ações desse tipo provocam atrasos e impactam diretamente o cronograma das obras públicas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Obras são suspensas e reprogramadas após fortes chuvas em Vitória da Conquista

Intervenções em vias importantes da cidade foram afetadas pelo solo encharcado e risco à segurança.

Publicado em 25/03/2026 - às 16:59
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

O período de chuvas intensas em Vitória da Conquista tem provocado mudanças no andamento de obras públicas, com a suspensão de serviços e ajustes no cronograma em diferentes pontos da cidade.

Na Avenida Brumado, uma das principais vias da zona oeste, parte do trecho em obras foi interditada após as chuvas do último domingo (22), incluindo a ponte da Vila Serrana. A medida foi adotada após avaliação técnica para evitar riscos à estrutura e à circulação.

De acordo com o presidente da Emurc, Gerson Leite, a continuidade dos serviços depende da melhora das condições do solo, já que o encharcamento impede a execução segura das intervenções.

No local, estão sendo realizados serviços de drenagem e recomposição asfáltica. O recapeamento, que tinha prazo estimado de 20 dias, foi interrompido e ainda não tem nova data definida para conclusão.

Outro ponto afetado é a Avenida Francisco Sabino. A obra de pavimentação precisará ser parcialmente refeita, com nova terraplanagem e preparação da base, após a saturação do material provocada pelas chuvas.

Apesar dos impactos, algumas frentes seguem em andamento. Na Rua Venceslau Ribeiro, no bairro Bateias, a obra continua com a implantação de meio-fio, etapa posterior à pavimentação já concluída.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, destacou que as chuvas afetam diretamente serviços como pavimentação, tapa-buraco e patrolamento, podendo causar prejuízos e necessidade de retrabalho.

A expectativa é de que as obras sejam retomadas de forma gradual após a redução das chuvas, com a readequação dos prazos inicialmente previstos.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Chuvas provocam interdição de rua e bloqueio parcial em cruzamento de Vitória da Conquista

Prefeitura e Embasa atuam em parceria para garantir solução definitiva e segurança no trânsito.

Publicado em 02/02/2026 - às 18:52
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

No último domingo (1º), o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) interditou a Rua Lourival Cairo, onde há obras na rede de esgoto, e realizou bloqueio parcial no cruzamento das avenidas Expedicionários e Guilhermino Novais.

As medidas foram adotadas após as fortes chuvas registradas em Vitória da Conquista durante o fim de semana, que provocaram o deslocamento de material da obra e comprometeram a segurança viária. A situação está sendo monitorada pela gestão municipal.

No dia 20 de janeiro, a Prefeitura já havia informado que, em razão das enxurradas e de uma intervenção anterior da Embasa, uma cratera se formou em um trecho da Lourival Cairo. O ponto, inclusive, já constava no cronograma de pavimentação do município.

Segundo a Prefeitura, apesar de o dano estrutural estar relacionado à execução dos serviços da Embasa, o município decidiu atuar de forma conjunta com a concessionária, com a proposta de garantir que a nova intervenção resulte em uma obra definitiva, capaz de atender às demandas da população e resistir a novos eventos climáticos.

Ainda de acordo com a gestão municipal, o Simtrans segue acompanhando o fluxo de veículos na região da Avenida Guilhermino Novais, a fim de garantir a fluidez do trânsito. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) mantém equipes de prontidão para retomar os reparos na Rua Lourival Cairo assim que as condições climáticas permitirem.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeita recebe lideranças comunitárias e debate melhorias para bairros de Vitória da Conquista

Investimentos estão previstos para o segundo semestre, após liberação de recursos.

Publicado em 23/01/2026 - às 18:12
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Na última quinta-feira (22), a prefeita Sheila Lemos se reuniu com representantes dos loteamentos Morada dos Pássaros I, II e III e Recanto dos Pássaros, em encontro realizado no gabinete do Executivo Municipal.

A agenda, articulada pelo vereador Nelson de Vivi, teve como objetivo definir as principais demandas de obras e serviços para a região, que deve receber investimentos a partir do segundo semestre deste ano.

Durante o encontro, as lideranças comunitárias apresentaram um levantamento das necessidades mais urgentes de cada localidade. Nos loteamentos Morada dos Pássaros, os pedidos estão concentrados em segurança viária e espaços de lazer.

O pastor José Pereira da Silva, morador da área, explicou que o crescimento do bairro trouxe novas demandas, mesmo após intervenções anteriores do poder público. “Nossa primeira necessidade hoje é uma praça e redutores de velocidade em ruas próximas a escolas e igrejas. Viemos trazer essa situação e pedir que a prefeita vá até lá ver de perto”, afirmou.

No Recanto dos Pássaros, a principal preocupação é a drenagem urbana. Alessandra Costa, moradora da região, relatou transtornos recorrentes durante o período de chuvas, especialmente na Rua Quero-Quero, onde, segundo ela, o acúmulo de água chega a invadir residências.

A prefeita Sheila Lemos informou que o município aguarda a liberação de recursos de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, atualmente em tramitação em Brasília. Enquanto isso, a gestão já avança no planejamento e na licitação de algumas intervenções.

O vereador Nelson de Vivi avaliou o encontro de forma positiva e ressaltou a importância do diálogo entre comunidade e governo. “Fico satisfeito em intermediar esse contato. Trouxemos as demandas e fomos muito bem recebidos. A prefeita já conhece parte dos problemas e, com a aprovação do empréstimo pela Câmara, o cenário é de otimismo para o início das obras em breve”, concluiu.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Defesa Civil interdita rua em Vitória da Conquista após chuvas abrirem cratera

Enxurradas arrancaram o calçamento da Rua Lourival Cairo e abriram uma cratera de cerca de dois metros.

Publicado em 22/01/2026 - às 15:35
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução | Blog do Anderson.

A Rua Lourival Cairo, no bairro Recreio, em Vitória da Conquista, foi interditada após sofrer graves danos provocados pelas chuvas que atingiram o município nos últimos dias. A informação foi divulgada pelo Blog do Anderson nesta quinta-feira (22).

Com a força das enxurradas, o calçamento da via foi arrancado e uma cratera de cerca de dois metros de profundidade se formou no local, comprometendo o tráfego na região.

Diante do risco à segurança, a Defesa Civil realizou a interdição do trecho, o que acabou impedindo o acesso e a saída de veículos dos moradores da região.

Segundo informações, a recuperação da rua dependerá de uma atuação conjunta da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), já que a erosão atingiu camadas profundas do solo. Até o momento, não há previsão oficial para o início das obras.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vereadores acompanham início de obras de drenagem em Vitória da Conquista

Com investimento superior a R$ 6,6 milhões, intervenções vão recuperar canais e galerias em áreas afetadas por alagamentos e reforçar a infraestrutura urbana do município.

Publicado em 14/01/2026 - às 17:10
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: CMVC.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista participou do ato de assinatura da Ordem de Serviço para a reconstrução de canais abertos e galerias de drenagem pluvial do município, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura urbana e à redução dos impactos das chuvas.

Representando o Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, e os vereadores Luís Carlos Dudé, Cris de Lúcia Rocha e Ricardo Babão. O investimento total é de R$ 6.690.381,00, com recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

As intervenções contemplam áreas historicamente afetadas por alagamentos, como os canais do Recreio, Lagoa das Bateias, bairro Bateias, Terras do Remanso, Rua Yolanda Fonseca e Panorama. O repasse federal está vinculado a um plano de trabalho elaborado pelo município em 2022, após os danos provocados pelas chuvas intensas registradas no final de 2021.

Durante o evento, o presidente da Câmara destacou que as obras representam um avanço no enfrentamento de um problema antigo da cidade e reforçou o papel do Legislativo na construção de soluções estruturais. Ivan Cordeiro ressaltou que o tema da macrodrenagem vem sendo tratado de forma técnica e participativa, citando a audiência pública realizada em novembro de 2025, que reuniu representantes de órgãos públicos, universidades, conselhos profissionais e moradores de áreas afetadas.

Segundo ele, a Câmara seguirá acompanhando a execução das obras e atuando na busca por novos investimentos, com o objetivo de ampliar o sistema de drenagem e garantir mais segurança à população nos períodos de chuva.

A prefeita Sheila Lemos destacou que o recurso é resultado de um processo iniciado após os eventos climáticos de 2021 e permitirá a recuperação de canais de drenagem, especialmente na região da Lagoa das Bateias, além de contribuir para o avanço da pavimentação asfáltica nos bairros do entorno.

Já o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, explicou que o projeto está dividido em sete metas, com intervenções concentradas principalmente na região das Bateias e em outros pontos críticos da cidade, incluindo a Rua Yolanda Fonseca, no bairro Jurema.

A empresa IFC Engenharia LTDA, vencedora do processo licitatório, terá prazo para mobilização e início dos trabalhos, com execução total prevista em até 12 meses, conforme contrato firmado em dezembro de 2025.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Obras na BR-116 afetam acesso ao Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista

Trecho próximo ao Atacadão opera em sistema “pare e siga”; Aeroporto orienta passageiros a planejar o deslocamento com antecedência.

Publicado em 27/11/2025 - às 17:16
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: @aeroportodevitoriadaconquista.

O trecho da BR-116 próximo ao acesso ao Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, está passando por obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As intervenções têm provocado lentidão e congestionamentos no tráfego da região, principalmente nos horários de maior movimento.

De acordo com o Aeroporto, o trecho próximo ao Atacadão está operando no sistema “pare e siga”, método utilizado em rodovias durante obras para alternar o fluxo de veículos, garantindo a segurança de trabalhadores e motoristas.

Nesse tipo de operação, operadores de tráfego coordenam a liberação dos veículos, indicando o momento de parar e o de seguir. Ao encontrar essa sinalização, o condutor deve obedecer às orientações, manter total atenção, aguardar sua vez de passar e não realizar ultrapassagens, seja pela pista ou pelo acostamento.

Diante das alterações no trânsito, os passageiros que têm voo marcado devem planejar o deslocamento com antecedência e, sempre que possível, realizar check-in online para evitar contratempos no embarque.

As obras seguem em andamento e podem continuar impactando o tráfego durante os próximos dias.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Acesso ao Aeroporto de Vitória da Conquista tem obra parada por falta de definição do traçado

Obras no bairro Simão foram iniciadas, mas aguardam retorno da SEINFRA-BA para continuidade.

Publicado em 04/11/2025 - às 08:40
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: @aeroportodevitoriadaconquista

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) de Vitória da Conquista deu início a construção de uma via alternativa para melhorar o acesso ao Aeroporto Glauber Rocha, com o objetivo de desafogar o trânsito na Rodovia Santos Dumont, na BR-116.

As obras começaram no bairro Simão, próximo ao Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, mas atualmente encontram-se paralisadas devido à falta de definição do traçado final por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia.

O secretário municipal Jackson Apolinário Yoshiura explicou, em entrevista ao programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube, que o pedido para a conexão da nova via à grande rotatória localizada no início da estrada do aeroporto foi protocolado, mas não houve retorno do governo estadual. Ele destacou que, sem a definição do ponto exato de conexão, a obra não pode ser concluída.

Segundo ele, a indefinição técnica impede o prosseguimento do projeto e gera prejuízos aos motoristas que utilizam o acesso ao aeroporto, especialmente devido às intervenções em andamento na BR-116 realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Governo da Bahia anuncia obras do PAC em Vitória da Conquista

Investimento de R$ 910 milhões inclui intervenções estruturantes na cidade

Publicado em 13/10/2025 - às 13:23
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC

Na última terça-feira (8), o Governo da Bahia apresentou novos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para Salvador e municípios do interior, incluindo Vitória da Conquista.

A iniciativa é conduzida pela Coordenação de Articulação Social (COAS) da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Entre as intervenções previstas estão obras de macrodrenagem, contenções de encostas, urbanizações integradas, hospitais, maternidades, CEUs da Cultura e outras obras. Em Vitória da Conquista, o destaque fica para obras de macrodrenagem, que visam melhorar a infraestrutura urbana e aumentar a segurança de áreas vulneráveis.

As obras estruturantes também incluem as Bacias da Cidade Baixa, do Rio Jaguaribe e do Camarajipe, além de intervenções nas cidades de Juazeiro, Ilhéus, Itapetinga, Porto Seguro, Candeias, entre outros municípios. Só em Salvador, mais de 750 mil pessoas serão beneficiadas pelas ações de macrodrenagem.

Segundo José Trindade, presidente da Conder, a iniciativa é um resultado da parceria entre os governos Lula e Jerônimo Rodrigues, reforçada pela atuação do ministro Rui Costa. Com as atualizações do Governo Federal, o total de obras sob responsabilidade da Conder chegou a 171 intervenções, somando as seleções do Novo PAC de 2023 e 2025, com investimentos de R$ 2,8 bilhões.

“Como diria o presidente Lula, nunca antes na história da Bahia tivemos uma parceria tão forte com o Governo Federal. Esse alinhamento Bahia-Brasil é garantido pelo trio formado por Jerônimo, Lula e Rui, que criou as condições para um volume recorde de investimentos no nosso estado”, disse.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Vitória da Conquista: Lagoa das Flores ganhará nova Unidade de Saúde e HGVC terá serviço de Radioterapia

A licitação para a construção da unidade será iniciada em breve, seguida da emissão da ordem de serviço.

Publicado em 26/09/2025 - às 16:04
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

A Lagoa das Flores terá uma nova Unidade de Saúde da Família (USF 1), que promete ampliar o atendimento básico na comunidade. A licitação para a construção da unidade será iniciada em breve, seguida da emissão da ordem de serviço.

No mesmo contexto, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vai receber uma nova unidade de Radioterapia, reforçando a estrutura de tratamento oncológico na região. A iniciativa busca oferecer mais conforto e segurança para pacientes que hoje precisam se deslocar para outras cidades.

O projeto é fruto da colaboração entre a vereadora Cris Rocha (MDB), a Prefeitura de Vitória da Conquista, o governo do Estado e o deputado Fabrício Falcão.

Para o parlamentar, essas ações representam avanços significativos na saúde pública, garantindo mais cobertura, qualidade e proximidade no atendimento à população.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Obras de restauração da BR-415 são retomadas entre Vitória da Conquista e Barra do Choça

Trecho estratégico para o escoamento da produção agrícola e mobilidade regional terá pavimento recuperado e melhorias nos acessos, com conclusão prevista para setembro.

Publicado em 21/08/2025 - às 16:19
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Jornal Conquista.

As obras de restauração da BR-415, no trecho entre o Anel Viário Leste de Vitória da Conquista e Barra do Choça, foram retomadas. O anúncio foi feito após a conclusão do processo licitatório e a contratação da empresa responsável, pela Seinfra.

O trecho, considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a mobilidade regional, receberá recuperação do pavimento, melhorias nos acessos e intervenções estruturais.

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) destacou a importância da luta pela obra. “Nosso mandato sempre defendeu a conclusão dessa obra, que representa desenvolvimento, mobilidade e segurança para milhares de pessoas”.

O investimento também deve fortalecer a economia local, facilitando o transporte de mercadorias e a integração entre municípios. A expectativa é que os 30,25 km do trecho sejam concluídos dentro do prazo, com retomada prevista para a primeira quinzena de setembro.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Obras de recuperação da BR-116 e Anel Rodoviário são retomadas pelo DNIT em Vitória da Conquista

Obras seguem sem previsão de término, mas já apresentam melhorias na segurança e na fluidez do tráfego, segundo motoristas.

Publicado em 18/07/2025 - às 15:43
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Blog do Anderson.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intensificou as obras de recuperação da BR-116 e do Anel Rodoviário, em Vitória da Conquista, após o término do contrato entre o Governo Federal e a ViaBahia.

O tráfego na região requer atenção e paciência dos motoristas devido ao sistema de paradas que foi implementado para garantir a segurança durante as intervenções.

Embora ainda não haja uma data definida para a conclusão das obras, o avanço dos serviços realizados pelo DNIT tem sido bem avaliado por moradores e motoristas.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista planeja novo financiamento para ampliar obras de pavimentação

Prefeita Sheila Lemos confirma intenção de buscar recurso com aval da União para alcançar bairros que ainda não foram asfaltados.

Publicado em 09/07/2025 - às 16:25
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

A prefeita Sheila Lemos confirmou que está em andamento o processo para contratação de um novo financiamento destinado a ampliar as obras de pavimentação em bairros de Vitória da Conquista. A declaração foi dada durante a entrega da Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira, no bairro Urbis VI, na última segunda-feira (7).

De acordo com a gestora, a proposta é realizar uma nova operação de crédito com garantia da União, o que permitiria ao município reduzir os custos com juros. A negociação já envolve a Câmara Municipal e instituições financeiras.

“Nós já estamos conversando com a Câmara de Vereadores, conversando também com as instituições financeiras, verificando prazo, taxa de juros. Mas queremos tomar um novo financiamento, agora com o aval da União, para que a gente consiga reduzir as taxas de juros”, afirmou Sheila Lemos em entrevista para o jornalista Antonio Sena.

A intenção da prefeitura é utilizar os recursos para atender bairros que ainda não foram contemplados pelas frentes de pavimentação urbana, como a Vila Elisa, que sofre com a falta de infraestrutura básica. A proposta ainda passará por discussão na Câmara Municipal, onde será apresentado um projeto detalhado com valores e metas.

Esse não é o primeiro investimento da gestão municipal por meio de financiamentos. Em 2023, a prefeitura contratou o chamado Finisa III, junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 160 milhões. Os recursos têm sido aplicados em pavimentações de bairros como Cidade Modelo, Jardim Guanabara, Porto Seguro e Bateias II, além da recuperação de importantes avenidas, como a Brumado e a Presidente Dutra.

Também está em fase de tramitação um financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), estimado em cerca de US$ 71 milhões, o equivalente a mais de R$ 400 milhões. O projeto envolve ações voltadas à drenagem e à mobilidade urbana.

Além dessas iniciativas, a gestão atual também herdou e deu continuidade a compromissos assumidos anteriormente, com os programas Finisa I e II, totalizando aproximadamente R$ 105 milhões.

Com a sinalização pública da prefeita, a expectativa agora é pela formalização do novo projeto de lei que autoriza a operação de crédito. Caso aprovado pela Câmara, o recurso será direcionado para obras em áreas ainda não pavimentadas, reforçando o plano de expansão da infraestrutura urbana do município.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Obras do novo Complexo Educacional avançam após demolição do antigo prédio do CIENB em Vitória da Conquista

Novo espaço terá 36 salas de aula, teatro, laboratórios e dois restaurantes estudantis, além de melhorias no Polo UAB.

Publicado em 18/06/2025 - às 15:07
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Anderson Oliveira.

A demolição do Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito, na Avenida Frei Benjamin, em Vitória da Conquista, faz parte do projeto de construção do novo Complexo Educacional, que reunirá as unidades do Centro Integrado, do Polivalente e do Rafael Espínola.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 20), Lenira Maria de Figueredo Souza, o novo espaço contará com 36 salas de aula, laboratórios, teatro, sala de dança e dois restaurantes estudantis, sendo um deles com capacidade para 400 pessoas.

Além disso, o projeto inclui a modernização do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona na mesma área. Segundo a coordenadora, o investimento representa uma transformação significativa na rede estadual de ensino.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Buracos e falta de sinalização causam acidentes na BR-415, entre Vitória da Conquista e Barra do Choça

Mesmo com promessa de restauração assinada em 2024, as obras não foram realizadas; buracos e falta de sinalização seguem provocando acidentes no trecho.

Publicado em 19/05/2025 - às 17:03
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Jornal Conquista.

O trecho da BR-415, entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, tem sido um cenário constante de acidentes causados por buracos, falta de sinalização, iluminação precária e ausência de acostamento. A situação se agrava durante a noite quando a visibilidade fica comprometida.

De acordo com uma reportagem do Bahia Meio Dia, no último fim de semana, um motociclista perdeu o controle da moto ao desviar de um buraco e caiu no matagal ao tentar acessar o acostamento. Segundo moradores, esse tipo de acidente tem sido frequente.

Incomodados com a insegurança e com o número de acidentes, moradores de condomínios próximos à rodovia têm feito uma manutenção improvisada, tapando buracos com terra. A região conta com pelo menos 20 condomínios habitados e em crescimento, além de acesso a vários povoados sinalizados e não sinalizados.

Em abril de 2024, o Governo da Bahia assinou uma Ordem de Serviço para restauração e pavimentação de mais de 30 km da BR-415, com investimento previsto de R$ 37,4 milhões. A obra tinha conclusão prometida para maio de 2025, mas ainda não foi iniciada.

Tatiane, atendente de uma lanchonete no Povoado da Estiva, relata que o cenário é ainda pior à noite. “É muito acidente. Falta sinalização, o asfalto está cheio de buracos e tem animais na pista. Algumas vezes a gente tem que sair daqui já escuro, e é pior, porque não tem acostamento. À noite, com neblina, aí realmente é a combinação perfeita para acidentes”, disse, em entrevista à TV Sudoeste.

Com o crescimento urbano e territorial de Vitória da Conquista, o fluxo na rodovia tem aumentado, e os moradores cobram ações imediatas das autoridades. A Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que o trecho é de responsabilidade do Governo do Estado.

“A sensação é de abandono por parte dos responsáveis, o estado, o município, quem quer que seja, não faz a parte deles”, destacou um morador. Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que uma manutenção emergencial está sendo preparada e deve começar até o fim desta semana.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista

Reconstrução do canteiro central na Av. Francisco Sabino é iniciada; confira

Obra visa concluir a recomposição do canteiro central após a instalação da nova rede de drenagem no bairro Vila América.

Publicado em 29/04/2025 - às 18:38
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: EMURC

A Empresa Municipal de Urbanismo de Vitória da Conquista (Emurc) iniciou, na última sexta-feira (25) a reconstrução do canteiro central em um trecho da obra de recuperação da drenagem na Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América.

👉 A etapa atual acontece após a conclusão da instalação da nova rede de drenagem, incluindo tubulação e dispositivos de escoamento de água.

👉 Atualmente, os trabalhos envolvem a regularização e compactação da área, etapa necessária para a instalação dos meios-fios e do piso tátil no canteiro central. Depois disso, será realizada a concretagem das calçadas e o plantio de grama.

👉 Essas ações fazem parte da obra de recuperação da drenagem da avenida, que tem como objetivo melhorar o sistema de escoamento de águas pluviais na localidade.

Foto: Emurc
Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista