Governo da Bahia aposta no turismo rural para valorizar cafés especiais do Planalto da Conquista
A rota reúne 22 propriedades rurais em sete cidades do sudoeste baiano, incluindo a Barra do Choça.

A Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista começou a passar por um processo de requalificação. A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que iniciou, nesta semana, um diagnóstico técnico em Barra do Choça para mapear infraestrutura turística e potencialidades do município.
O projeto visa ampliar o aproveitamento turístico das fazendas e empreendimentos voltados à produção de cafés especiais, promovendo capacitação, sinalização, material de divulgação e articulação com o setor produtivo.
A rota reúne 22 propriedades rurais em sete cidades do sudoeste baiano, incluindo Barra do Choça, reconhecida pela qualidade dos grãos e pelo protagonismo no turismo rural da região.
Durante a visita, a equipe da Setur-BA esteve com lideranças locais, representantes do setor turístico e cafeicultores, além de conhecer as instalações da Cooperbac, cooperativa que atua na torrefação e seleção de grãos, com espaços abertos à visitação.
A proposta é transformar a tradição cafeeira em experiência turística estruturada, valorizando o patrimônio natural e cultural das fazendas da região. De acordo com as lideranças envolvidas, a produção de café já movimenta a economia local, mas ainda há um grande potencial inexplorado no setor do turismo.
A ação faz parte da estratégia de fortalecimento da zona turística Caminhos do Sudoeste, onde o Ciclo do Café representa não apenas um legado histórico, mas uma oportunidade concreta de diversificação econômica.