continua após a publicidade

Vereadores de Vitória da Conquista discutem crise no Esaú Matos e articulam apoio ao hospital

A unidade, que é a segunda maior maternidade pública da Bahia, enfrenta desafios com 24 leitos a menos e falta de recursos financeiros.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 20/05/2025 - às 15:32

O Hospital Esaú Matos, referência em saúde materno-infantil na região de Vitória da Conquista, enfrenta uma situação alarmante. Durante reunião com vereadores na tarde de segunda-feira (19), a diretora da Fundação Pública de Saúde (FSVC), Ceres Almeida, apontou que o hospital opera com menos leitos do que o necessário e sofre com subfinanciamento.

A unidade, que é a segunda maior maternidade pública da Bahia, enfrenta desafios impostos pelo subfinanciamento, refletidos no alto volume de atendimentos em diversas especialidades.

Segundo ela, a unidade deveria contar com pelo menos 84 leitos, mas atualmente dispõe de apenas 60. A redução impacta diretamente o atendimento, que já está sobrecarregado. Ceres também destacou que o hospital recebe pacientes de diversos municípios e precisa de reforço financeiro urgente para manter o serviço com segurança e qualidade.

A reunião, articulada pelo presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, reuniu diversos parlamentares que se comprometeram a buscar emendas, pressionar o Governo do Estado e discutir saídas coletivas para a crise. Houve propostas de audiência pública com o governador, além de sugestões para que cada vereador busque recursos com seus deputados.

O encontro evidenciou a necessidade de união política acima de partidos. Ceres finalizou reforçando que toda ajuda será bem-vinda e pode fazer diferença no funcionamento da unidade: “Se vierem emendas, já é um grande apoio”.

Na última semana, o deputado Waldenor Pereira (PT) anunciou a destinação de R$ 1 milhão para o Hospital por meio de emenda parlamentar.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!