Nova concessão das BRs 116 e 324 prevê R$ 24 bilhões em investimentos na Bahia
A proposta está incluída no pacote batizado como Rota 2 de Julho; está prevista entrega à iniciativa privada de 663 km de rodovias por 30 anos.
O novo projeto de concessão da BR-116, que também envolve a BR-324, prevê a concessão de 663 quilômetros de rodovias federais na Bahia por 30 anos. A estimativa é de R$ 24 bilhões em investimentos. A proposta inclui duplicações, faixas adicionais, passarelas, viadutos e vias laterais.
A proposta está incluída no pacote batizado como Rota 2 de Julho.
O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, afirma que a iniciativa é uma das maiores da agência. Segundo ele, o objetivo é ampliar a capacidade das rodovias e aumentar a segurança.
A ViaBahia, atual responsável pelos trechos, terá o contrato encerrado no dia 15 de maio. A partir dessa data, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a administração até a nova concessão entrar em vigor, o que está previsto para 2026.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começou na segunda-feira (5), uma série de audiências públicas sobre a nova concessão das BRs. Em Vitória da Conquista, a reunião acontece na quinta-feira (8). A última sessão em Brasília, marcada para 16 de maio, será híbrida.