Operação Supllicium: MP-BA e SSP desarticulam grupo de extermínio com atuação em Vitória da Conquista e Planalto
Cinco homens, entre eles três policiais militares, foram alvos da ação; suspeitos são investigados pela participação no homicídio ocorrido em 2022.
Nesta quinta-feira (10), cinco homens, entre eles três policiais militares, foram alvos da “Operação Supllicium”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ação visa desarticular um grupo de extermínio com atuação nos municípios de Planalto e Vitória da Conquista, localizados no sudoeste baiano.
A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e contou com o apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar (Correg).
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara do Júri da Comarca de Vitória da Conquista. As ordens judiciais foram executadas em imóveis residenciais e locais de trabalho dos investigados, situados nas cidades de Planalto e Vitória da Conquista.
Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, aparelhos de telefonia celular, dispositivos eletrônicos e diversos documentos que serão submetidos à perícia. O material será analisado para reforçar o conjunto probatório e identificar com precisão a participação individual de cada envolvido no grupo criminoso.
Segundo o Ministério Público, os suspeitos são investigados pela participação no homicídio de um homem, ocorrido no dia 13 de novembro de 2022, no centro de Vitória da Conquista. Conforme as apurações, a vítima foi detida no dia anterior, 12 de novembro de 2022, sob acusação de tentativa de furto em um supermercado localizado no município de Poções. O estabelecimento pertence aos próprios investigados.
Após a condução ao Plantão Central de Vitória da Conquista, a vítima foi ouvida e liberada, após os procedimentos legais. No entanto, após deixar a delegacia, foi vista caminhando a pé pelas ruas da cidade até ser abordada por um veículo não identificado. Horas depois, o corpo do homem foi encontrado sem vida na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em Vitória da Conquista.
As circunstâncias do crime levantaram suspeitas de execução, motivando a abertura de uma investigação formal. Com base em indícios coletados ao longo do inquérito, o MP-BA e os órgãos de segurança desencadearam a operação com o objetivo de obter mais elementos de prova e aprofundar a apuração sobre a existência de um grupo de extermínio supostamente formado por agentes públicos e civis.
De acordo com a SSP, as investigações seguem em andamento e novas diligências poderão ser realizadas. O material apreendido será periciado e encaminhado aos órgãos competentes, com o objetivo de subsidiar as medidas judiciais cabíveis e delimitar a atuação dos investigados no possível esquema criminoso.
A “Operação Supllicium” é parte de uma estratégia institucional voltada ao combate a crimes praticados por grupos organizados, especialmente aqueles que envolvem a atuação de agentes de segurança pública em desvios de função e graves violações de direitos humanos.