Ednaldo Rodrigues é reeleito presidente da CBF com votação histórica e ficará no cargo até 2030
Chapa recebeu 100% dos votos entre todas as federações estaduais e times das séries A e B.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a reeleição de Ednaldo Rodrigues como presidente para o quadriênio 2026-2030 em uma votação que aconteceu nesta segunda-feira (24). A chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza” recebeu todos os votos possíveis das 27 federações estaduais e dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Ao lado de Ednaldo, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima, foi eleito vice-presidente. Também compõem a diretoria nomes como Reinaldo Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira e outros dirigentes que assumirão cargos estratégicos na entidade.
Em seu discurso após a eleição, Ednaldo Rodrigues agradeceu o apoio e destacou os avanços conquistados em sua gestão anterior, além de reforçar o compromisso com a continuidade dos projetos. “Hoje, celebramos não apenas a confirmação do nosso trabalho pela reeleição, mas o triunfo da democracia, do diálogo, da liberdade e da autonomia das organizações esportivas. Ao longo dos últimos anos, enfrentamos muitos desafios. Sofremos todo tipo de preconceito e perseguições. Tentaram até um golpe. Resistimos e vencemos!”, afirmou.
Entre as principais realizações citadas por Ednaldo estão o reconhecimento internacional da CBF, com o português se tornando língua oficial da FIFA e da CONMEBOL, combate ao racismo, com campanhas como #ComRacismoNãoTemJogo, premiada pela FIFA, expansão de competições, incluindo a criação de torneios de base e femininos, como a Copa do Brasil Feminina com 64 clubes e investimentos recordes, com mais de 70% dos recursos reinvestidos no desenvolvimento do futebol nacional.
Eleito vice-presidente, Ricardo Lima ressaltou a trajetória de Ednaldo Rodrigues e prometeu contribuir para o fortalecimento do futebol brasileiro. “Ednaldo transformou o futebol baiano e está transformando o nacional, com honestidade e dedicação. A CBF voltou a ser referência global, e me orgulha fazer parte deste projeto”, declarou Lima, que também foi eleito vice-presidente do Sindicato do Futebol.
Natural de Vitória da Conquista (BA), Ednaldo começou no futebol como atleta amador antes de assumir cargos de liderança na Federação Baiana de Futebol (FBF). Ele presidiu a entidade por vários mandatos e, em 2021, assumiu a CBF interinamente após o afastamento de Rogério Caboclo. Sua eleição definitiva em 2022 já havia sido marcada por amplo apoio, e agora, com a reeleição unânime, consolida sua liderança no cenário esportivo.