continua após a publicidade
Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 20/03/2025 - às 21:11

Entre os dias 9 e 15 de março, Vitória da Conquista notificou 119 casos suspeitos de arboviroses, sendo 114 de dengue e 5 de chikungunya. Não houve registros de suspeitas de zika nesse período.

No acumulado de 2025, o Sistema Nacional de Notificação (Sinan) registrou 1.294 casos suspeitos de dengue, 48 de chikungunya e 4 de zika. Desses, 111 casos de dengue foram confirmados, 4 de chikungunya, e nenhum caso de zika até o momento. Também foram descartados 191 casos de dengue, 19 de chikungunya e 4 de zika, além de 144 casos de dengue classificados como inconclusivos. Atualmente, 848 casos suspeitos de dengue e 25 de chikungunya seguem em investigação.

Durante esse período, duas pessoas foram hospitalizadas com suspeita de dengue.

As ações de prevenção têm sido intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem incentivado a população a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Medidas simples, como o descarte adequado de lixo, a limpeza de caixas d’água e a eliminação de recipientes que acumulam água, são essenciais para reduzir a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses.

A situação da dengue segue sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do município, destacando a necessidade de a comunidade ficar atenta aos sintomas da doença. Caso apresentem sinais como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente.

Além disso, a vacina contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, segundo o Ministério da Saúde. Vale ressaltar que a vacina não está liberada para pessoas acima de 60 anos, grupo considerado vulnerável e para o qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou a aplicação da vacina.

Para mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti em Vitória da Conquista, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias da SMS pelo telefone (77) 3429-7421.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!