Clínica particular em Vitória da Conquista é alvo de operação por venda irregular de medicamentos para emagrecimento
No estabelecimento, a PF encontrou Mounjaro e Ozempic.
Na manhã desta quinta-feira (20), a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista apreendeu grande quantidade de medicamentos vendidos irregularmente em uma clínica particular da cidade.
A operação contou com o apoio da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após uma denúncia encaminhada à Delegacia da Polícia Federal local.
No estabelecimento, as equipes encontraram remédios para emagrecimento, incluindo Mounjaro e Ozempic. De acordo com a Lei nº 5.991/1973, a venda de medicamentos é restrita a farmácias, drogarias, postos de medicamentos, unidades volantes e dispensários. Além desses produtos, também foram apreendidos medicamentos manipulados que estavam sendo comercializados de forma irregular.
O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Kolbe, informou que a operação teve início após a denúncia de que a clínica utilizava uma substância proibida no Brasil. “Após apuração, verificamos a veracidade da denúncia e acionamos o Conselho de Farmácia e a Vigilância Sanitária para a fiscalização”, afirmou.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Maicon Mares, destacou que a clínica não foi interditada neste primeiro momento, mas que as medicações foram apreendidas. “Alguns dos medicamentos encontrados têm venda proibida no Brasil, como o Mounjaro. Também encontramos Ozempic sendo comercializado de forma irregular”, explicou.
A Polícia Federal irá investigar a responsabilidade dos envolvidos e reforçou a parceria com a Vigilância Sanitária e o CRF para combater o comércio irregular de medicamentos. A fiscal do CRF, Mozália Monteiro, alertou sobre a gravidade da situação, destacando que foram encontrados remédios controlados e manipulados em escala industrial, o que contraria as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde.