Operação Rábula: Falso advogado é preso na Bahia por fraudes ao Seguro DPVAT
O falso advogado é suspeito de recrutar pacientes em hospitais para solicitar o seguro usando documentos falsos.
Na manhã desta quinta-feira (20), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Rábula, que investiga fraudes ao Seguro DPVAT na Bahia. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em Muritiba e Salvador, além de um mandado de prisão preventiva expedido pela 17ª Vara Federal de Salvador.
As investigações apontaram que cerca de 70 pedidos de pagamento do DPVAT foram feitos com documentos falsos. Segundo apuração, o grupo recrutava pacientes em hospitais para solicitar o seguro, mesmo sem acidente de trânsito, utilizando boletins de ocorrência e certidões de óbito fraudadas.
O principal investigado se passava por advogado, mesmo sem formação na área. O termo “Rábula”, que nomeia a operação, é usado para designar quem exerce a advocacia sem possuir o título necessário. Os envolvidos irão responder por associação criminosa e estelionato.
A ação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Indenização DPVAT da Caixa Econômica Federal, que colaborou na identificação das fraudes.